A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (10), uma operação com o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão, investigando desvios de recursos públicos nos municípios de São Mateus e Pedro Canário, no Espírito Santo. A ação tem como objetivo apurar fraudes em licitações direcionadas para beneficiar empresários específicos.
O esquema envolvia empresas que venceram cerca de 250 licitações públicas, totalizando contratos superiores a R$ 5 milhões. A ação contou com a participação de 50 policiais federais e do apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), responsável pela fiscalização dos contratos.
Fraudes em licitações e bloqueio de bens
As investigações revelaram uma série de irregularidades em processos licitatórios que favoreciam empresas ligadas a servidores públicos. A movimentação financeira entre empresários, funcionários públicos e seus familiares levantou indícios de pagamentos em contrapartida pelas contratações.
Além do cumprimento dos mandados, a 3ª Vara Criminal de São Mateus determinou o bloqueio de valores em contas bancárias, até o limite dos contratos apurados, para garantir o ressarcimento ao patrimônio público. Foram apreendidos sete veículos e realizados bloqueios de valores depositados nas contas dos investigados.
Prisão em flagrante e crimes investigados
Durante a operação, um dos alvos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo, crime com pena máxima de três anos de detenção e multa.