O Governo do Espírito Santo já anunciou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2025. Proprietários de veículos devem ficar atentos às datas e opções de pagamento, que incluem descontos e possibilidade de parcelamento.

Vencimentos começam em abril

De acordo com o calendário, as cotas únicas e a primeira parcela para quem optar pelo pagamento parcelado vencem entre os dias 7 e 11 de abril, dependendo do número final da placa do veículo. As datas são válidas para todos os tipos de veículos, como carros, motocicletas, caminhões, ônibus e micro-ônibus.

Desconto para pagamento em cota única

O contribuinte que optar por quitar o imposto em parcela única terá direito a um desconto de 15%. A alíquota do IPVA no Espírito Santo é considerada uma das menores do Brasil, sendo de 1% para motos, ônibus e caminhões, e de 2% para carros de passeio e utilitários.

Isenção para veículos mais antigos

Veículos fabricados em 2009 ou antes serão automaticamente isentos do pagamento do IPVA em 2025. A isenção é aplicada a veículos com mais de 15 anos de fabricação, conforme a regra estadual.

Parcelamento em até seis vezes

Para quem preferir, o IPVA 2025 poderá ser parcelado em até seis vezes, com vencimentos programados para os meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro.

Como acessar o boleto

Os boletos para pagamento estarão disponíveis a partir de janeiro de 2025. O governo ressaltou que não haverá envio de boletos físicos aos contribuintes. A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser feita pelos sites da Secretaria da Fazenda ou do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).

Pagamento simplificado

Não é necessário imprimir o boleto para efetuar o pagamento. Quem utiliza serviços de Internet Banking pode realizar a leitura do código de barras ou inserir o código diretamente no sistema. Alternativamente, os contribuintes podem digitar o código em caixas eletrônicos de sua preferência.

Essa iniciativa busca modernizar e simplificar o processo, além de incentivar o pagamento em dia, beneficiando tanto os motoristas quanto o Estado.