Além da aprovação de cinco projetos, a sessão extraordinária desta quinta-feira (19) também foi de balanço das atividades do Legislativo. O presidente Marcelo Santos (União) agradeceu o trabalho e a colaboração de todos os colegas deputados que, ao longo do ano, debateram e votaram centenas de projetos.
“Respeitamos os diferentes e as diferenças e quero agradecer a cada homem e cada mulher parlamentar nesta Casa. Fizemos a maior entrega dos últimos tempos, com a votação do maior Orçamento da história. Tivemos a oportunidade de melhorar a vida dos capixabas, reduzindo alíquotas de ICMS, dando voz à sociedade, garantindo voz e voto para atividade plena parlamentar e mantendo a independência e a harmonia entre os Poderes e as instituições”, afirmou Marcelo.
O presidente ainda destacou a melhor relação possível do Parlamento com o povo do Espírito Santo. “Não acredito em sorte, acredito em planejamento e em Deus. E agradeço a vocês e ao povo do Espírito Santo”, disse.
O deputado também leu ato que estabelece a Comissão Representativa durante o recesso parlamentar. Fazem parte do grupo o próprio presidente e os deputados João Coser (PT), 1º secretário; Janete de Sá (PSB), 2ª secretária; Dary Pagung (PSB), líder do governo e de bloco parlamentar; Coronel Weliton (PRD), líder de bloco parlamentar; e Raquel Lessa, pelo PP; Iriny Lopes, PT; Camila Valadão, pelo Psol; Gandini, pelo PSD; Tyago Hoffmann (PSB) pela Comissão de Finanças; e Mazinho dos Anjos (PSDB) representando o colegiado de Justiça.
“Ficaremos de plantão e, caso haja necessidade, como disseram os deputados com relação a projetos de interesse da Polícia Científica ou outras matérias, que diante da urgência possam ser encaminhadas para a Assembleia pelo governo, eu posso convocar os colegas para reuniões ordinárias ou extraordinárias (…) Só entramos em recesso dia 23, até dia 22 estamos de prontidão”, explicou o presidente.
O presidente ainda desejou sucesso aos deputados que foram eleitos prefeitos e assumem seus cargos no dia 1º de janeiro: Theodorico Ferraço (PP), que vai assumir a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim; e Lucas Scaramussa (Podemos), escolhido para chefiar o Executivo em Linhares.
Os demais deputados também agradeceram aos colegas e também ao presidente pela parceria, pela condução dos trabalhos da Ales, especialmente, pela decisão de pautar os projetos de autoria parlamentar.