Em uma cerimônia breve e marcada por emoções, o deputado estadual Allan Ferreira (Podemos) reassumiu o mandato na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) nesta sexta-feira (3).
Acompanhado pela esposa, Cecília, o parlamentar prestou o compromisso regimental e assinou o termo de posse. O retorno ocorreu após um afastamento de pouco mais de dez dias devido a uma decisão da Justiça Eleitoral que alterou temporariamente a composição da Casa Legislativa.
O presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos (União), conduziu a solenidade, destacando a relevância da volta de Ferreira ao parlamento capixaba.
“Tenho alegria em recepcionar o deputado Allan Ferreira, que colaborou conosco por quase dois anos. Ele retorna para continuar contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado”, afirmou Marcelo, que também elogiou o histórico político do parlamentar.
“Allan vem de uma escola que é a principal na vida pública, que é a Câmara Municipal. Foi vereador atuante em Cachoeiro de Itapemirim e aqui na Assembleia fez bonito, ajudando nosso estado a crescer.”
Discursos e agradecimentos
Durante a posse, Allan Ferreira fez um discurso breve, agradecendo à esposa e mencionando as dificuldades enfrentadas no período em que esteve afastado. “Foi uma semana, duas semanas sem mandato, mas Deus me honrou.
Volto com muita alegria e com muitos planos para trabalhar ainda mais pelo nosso estado”, declarou o deputado, emocionado.
Ele também expressou gratidão ao colega de partido, Lucas Scaramussa, recém-empossado prefeito de Linhares. “Obrigado ao Lucas, que me deu essa oportunidade. Que Deus o abençoe em sua gestão.”
Contexto da saída e retorno
Allan Ferreira perdeu o mandato em dezembro de 2024 após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), que anulou os votos do Partido da Mulher Brasileira (PMB) por fraude na cota de gênero nas eleições de 2022.
O reprocessamento da totalização alterou os quocientes eleitoral e partidário, colocando Fabio Duarte (Rede) como deputado eleito pela média. Com a posse de Scaramussa como prefeito de Linhares em 1º de janeiro, Ferreira, como primeiro suplente do Podemos, retornou à Ales.
Fabio Duarte, que assumiu o mandato em dezembro, agora retorna à condição de suplente.