Em março de 2024 o município de Mimoso do Sul passou pela pior enchente da história. A tragédia tirou vidas e abalou financeira e psicologicamente os moradores da cidade.
De lá pra cá, o Governo do Estado, através do governador Renato Casagrande, tem marcado presença constante no dia a dia do município. Os comerciantes tiveram acesso à diferentes linhas de crédito, muitos já conseguiram inclusive recomeçar com estruturas até melhores. A gestão do prefeito Peter Costa também vem recebendo forte apoio do Estado. Diversas intervenções, obras reestruturantes, reformas e maquinários.
“Eu só tenho a agradecer ao governador Casagrande. Sem o forte apoio dele aqui em Mimoso a nossa cidade não teria se recuperado tão rápido do pesadelo que vivemos.” destacou o prefeito Peter Costa
Além das ações de reconstrução da cidade o Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e do DER já trabalha para viabilizar a construção de duas barragens no município.
Confira abaixo a nota emitida pela Agência:
O Governo do Estado por meio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), está realizando um projeto para construção de duas barragens de contenção de cheias, acima da cidade de Mimoso do Sul, com capacidade de acumular aproximadamente 4 milhões de metros cúbicos de água.
Atualmente o projeto encontra-se em fase de estudo hidrológico, além da definição da capacidade de acumulação e descarga das estruturas, que funcionarão como local para acúmulo da vazão excedente do rio Muqui do Sul, em caso de forte chuvas, como as ocorridas em março de 2024.
Estão previstas duas barragens, essas estruturas irão diminuir os impactos de possíveis inundações na cidade. Uma delas, a menor, a cerca de 1 km da área urbana, e outra mais acima, cerca de 6 km da área urbana. A previsão é que os estudos e anteprojeto, sejam concluídos até o primeiro semestre deste ano e, logo após, sejam iniciados os processos de licitação das fases de projeto executivo e obras.