O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta terça-feira (18), a ampliação dos serviços especializados na Rede Cuidar de Linhares, iniciando pela Oftalmologia, seguido pela oferta de exames de colonoscopia e endoscopia. Em agenda no município, Casagrande também inaugurou o prédio da Diretoria Regional de Polícia Científica Norte, além de novas estruturas de pesquisa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A ampliação dos serviços visa aproximar o atendimento especializado da população, otimizando a logística e reduzindo o deslocamento de pacientes, como destacou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann. “Essa mudança é um avanço significativo para a Região Central. Estamos aproximando o serviço da população, o que reduz o absenteísmo e melhora o acesso aos atendimentos. Nossa meta é oferecer um cuidado mais eficiente e humanizado”, disse.

Em relação à oferta de exames de endoscopia e colonoscopia, ela se dará já a partir de abril. Os pacientes, que anteriormente precisavam se deslocar até o município de Colatina para realização desses exames, poderão realizá-los na Rede Cuidar de Linhares. Com esta ampliação, a expectativa é que 3.500 exames de endoscopia e 3.200 de colonoscopia sejam feitos ao longo do ano.

A Rede Cuidar é uma iniciativa que visa reorganizar o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, garantindo um cuidado integral, humanizado e mais próximo da população. Por meio do Consórcio Público da Região Polinorte (CIM Polinorte), a Rede Cuidar de Linhares atende oito municípios da Região Central de Saúde: Águia Branca, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Rio Bananal, Marilândia, Sooretama, Linhares e Vila Valério.

A expectativa é que a unidade possa, ao longo de todo ano de 2025, realizar cerca de 13.900 consultas e mais de 15 mil exames, e conta com investimento previsto de R$ 2,22 milhões.

São ofertadas as especialidades de Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Nefrologia, Urologia e Psiquiatria, além da inclusão da Oftalmologia. E na realização de exames como Eletrocardiograma, Tonometria, Fundoscopia, Teste Ergométrico, Análise Patológica Gástrica, Ecocardiograma, Holter 24 horas, Mapa, Ecodoppler de Membros, Mamografia, e os exames de Endoscopia e Colonoscopia.

“O que nós estamos fazendo é aproximar ainda mais os serviços do Estado das pessoas. Ao invés das pessoas terem que se deslocar para buscar assistência, estamos trazendo o serviço para perto, facilitando o acolhimento e realização de consultas e exames no dia a dia. É uma alegria e um prazer muito grande ter o Estado com um governo muito organizado e com capacidade de investimento, priorizando o cuidado com as pessoas. Não tem outro sentido para o governo se não cuidar das pessoas, principalmente, daquelas que mais precisam”, acrescentou o vice-governador Ricardo Ferraço.