O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, decidiu deixar o Podemos, partido em que está filiado desde 2020, quando disputou e foi eleito pela 1ª vez prefeito de Vila Velha. A desfiliação vem após muitos desentendimentos e divergências com o presidente estadual da sigla, o deputado federal Gilson Daniel.
A decisão foi comunicada à presidente nacional da legenda, Renata Abreu, por meio de uma carta. Nela, Arnaldinho justifica que sua desfiliação é motivada por “foro íntimo”.
“Venho, por meio deste, comunicar minha decisão de desligar-me do partido Podemos. Por respeito e gratidão, faço questão de informar-lhe em primeira mão acerca dessa deliberação, que se deu em razão de questões de foro íntimo, as quais, por sua natureza, prefiro não elencar”, diz trecho do documento.
A carta está assinada com data do dia 19, ou seja, de quarta-feira, quando Arnaldinho foi a Brasília para conversar com a presidente. Uma agenda estaria marcada para quinta-feira (20).
Qual será o novo abrigo?
O prefeito não detalhou se pretende ficar um tempo sem partido ou se vai se filiar a outro. Nos bastidores, ele é cotado para entrar em duas legendas: o PP e o União Brasil – que estão negociando uma federação.