A primeira frente fria se forma nesta sexta-feira (28), na altura do litoral de Santa Catarina. Esse sistema será mais fraco e se desloca rapidamente para o oceano, mas já contribui para o aumento da umidade e mudança na direção dos ventos no Sul do país.

Já a segunda frente fria, prevista para se formar na segunda-feira (31), entre a Argentina e o Uruguai, será mais intensa. Com isso, o ar polar ganha força e provoca queda nas temperaturas, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, parte do Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso.

De acordo com a Climatempo, a chegada do ar frio deve provocar mudanças também no Sudeste, incluindo o Espírito Santo. Contudo, o impacto no estado será mais tardio e menos intenso. A expectativa é de que as temperaturas comecem a cair no Espírito Santo a partir do primeiro fim de semana de abril, entre os dias 5 e 6.

Ainda segundo os meteorologistas, apesar da queda, os modelos climáticos não indicam frio extremo neste momento. Mesmo assim, será uma mudança significativa em relação ao clima observado nos primeiros meses do ano, marcados por calor intenso. As temperaturas devem ficar ligeiramente abaixo da média, com dias mais frescos e típicos do outono.

Mudança marca o fim do verão e início do outono

O avanço das frentes frias e a presença do ar polar anunciam o fim do padrão climático típico do verão. Em estados do Sul e parte do Sudeste, o frio será mais perceptível logo nos primeiros dias de abril. No Espírito Santo, a transição será gradual, mas já representa a chegada da primeira massa de ar frio do ano.