A eleição de 2024 passou, os prefeitos assumiram e já prestaram contas dos 100 dias de governo e o assunto agora já é outro. Eleições 2026!

No Sul do Estado, possivelmente teremos algumas candidaturas que nunca tentaram uma vaga na Assembleia Legislativa.

Fabrício Petri, ex-prefeito de Anchieta por dois mandatos, e filho do também ex-prefeito Edival Petri, ainda não declarou oficialmente sua pré-candidatura, mas deve também participar das eleições do próximo ano. Filiado ao PSB, partido do governador Renato Casagrande, Petri assumiu há pouco tempo o cargo de assessor especial da Casa Civil, no Governo do Estado. Fabrício participou ativamente da eleição municipal apoiando a candidatura de Léo Português, que venceu a eleição em Anchieta.

Tininho, ex-prefeito de Marataízes, e também filiado ao PSB, já confirma nos bastidores a sua pré-candidatura para deputado estadual. Na eleição do ano passado ele apoiou o ex-vereador Luiz Almeida que perdeu o processo para o atual prefeito Toninho Bitencourt. Tininho esteve a frente da prefeitura de Marataízes por dois mandatos e realizou boas transformações na cidade.

Quem também já é tido como candidato certo é o prefeito reeleito de Mimoso do Sul, Peter Costa. O jovem prefeito, que se tornou um fenômeno da política na região, tem dialogado com lideranças de todos os cantos do Espírito Santo. Peter já confirmou publicamente a vontade de se canditar a uma vaga na Ales, mas ainda afirma que não é o momento de tratar do assunto.

Os deputados estaduais com mandato e que buscarão a reeleição terão sem dúvidas um desafio maior em 2026.