De acordo com a Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura, quando a operação estiver completa, as saídas dos barcos vão ser feitas a cada 25 minutos

O novo sistema aquaviário da Grande Vitória vai contar com um total de cinco barcos e quatros estações, localizadas em Cariacica, Vila Velha e Vitória — onde haverá dois terminais. O governo do Estado prevê que o sistema comece operar, em sua totalidade, até o final deste ano.

De acordo com a Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), quando a operação estiver completa, as saídas dos barcos vão ser feitas a cada 25 minutos. De segunda a sexta-feira, a operação será das 06h30 até as 20h30. Já aos sábados será das 8h às 18h e, aos domingos, das 9h às 15h.

“Esses são os horários que a gente entende que são os mais carregados, que terão uma maior demanda de passageiros integrando o sistema Transcol”, destacou o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

As linhas sairão das estações de Porto de Santana até a Prainha, e da Prainha até Porto de Santana, passando pelas duas estações de Vitória. 

Confira a previsões de tempo de cada viagem:

Prainha x Praça do Papa – 5 minutos
Praça do Papa x Rodoviária – 25 minutos
Rodoviária x Porto de Santana – 10 minutos

Total: 40 minutos, mais 20 minutos para embarque e desembarque (5 minutos em cada estação), totalizando uma hora de operação para cada barco. 

Aquaviário pode começar a operar em outubro no ES, diz secretário

Entretanto, Fábio Damasceno admitiu a possibilidade de o sistema começar a operar antes da conclusão de todas as estações e de todas as embarcações.

Isso porque os terminais localizados em Vitória estão com as obras mais atrasadas em relação a Cariacica e Vila Velha. Na Capital, um impasse entre o governo do Estado e a prefeitura atrasou o início dos trabalhos.

Em Cariacica, a estação localizada em Porto de Santana é a que está com as obras mais adiantadas e deve ser a primeira a ficar pronta. O secretário e o governador do Estado, Renato Casagrande, estiveram no local, neste terça-feira (10), para acompanhar o andamento dos trabalhos.

“Essa é a primeira estação, a mais completa. Ela já está com cobertura e toda a infraestrutura pronta. A gente deve começar, em breve, a parte mar, que são os píeres flutuantes, que vão conectar essa estação”, detalhou o secretário.

Em Vila Velha, o terminal que será construído na Prainha também está com a obra adiantada. Já em Vitória, onde serão construídas duas estações, o píer localizado na Praça do Papa, na Enseada do Suá, teve as obras iniciadas recentemente

Já o terminal que será construído na rodoviária da Capital deverá ter as obras iniciadas nos próximos dias. De acordo com a Semobi, o projeto para a construção desse píer está em fase final, para depois ser entregue e aprovado pela Prefeitura de Vitória, uma vez que houve uma mudança de local em relação ao projeto original.

Segundo Fábio Damasceno, o sistema já terá condições de iniciar suas operações quando houver duas estações concluídas e pelo menos uma embarcação em operação. De acordo com o secretário, isso pode acontecer já em outubro.

“São cinco barcos inicialmente. Na verdade, vai começar até um pouco menor, vai ficar pronta uma estação, duas ou três. Mas estamos fazendo para cinco barcos, para entender como vai ser essa volta do aquaviário e até a própria qualidade dos serviços”, disse Damasceno.

“Tendo barco e duas estações, no mínimo, a gente já começa a operar o aquaviário. Está pronto para operar com quatro estações e cinco barcos, mas a gente consegue adaptar o sistema conforme as estações forem ficando prontas”, completou.