Seguindo a mesma tendência do primeiro turno, Mimoso do Sul foi o município da região que mais depositou votos para a reeleição de Renato Casagrande (PSB)

Com 66,51% dos votos da cidade, 10.012 mimosenses escolheram Casagrande para governador. Manato contou com apenas 5.042 votos, metade da votação de Renato.

Casagrande sempre teve bons resultados na cidade, mas é impossível comparar qualquer eleição com a deste ano. Um ambiente político absolutamente polarizado, com lados bem definidos. Mesmo com a eleição para presidente tendo sida apertada também em Mimoso, os votos de Bolsonaro não acompanharam automaticamente Manato. Uma parcela considerável de eleitores bolsonaristas votou em Casagrande para governador.

Podemos analisar este resultado como fruto da boa gestão de Renato, mas também fica nítida a influência política do prefeito Peter Costa e de alguns vereadores do município, além do empenho do seu vice Paulinho Barros. Peter tem promovido uma gestão realizadora, com obras importantes, e o principal, vive no meio das pessoas. Isto em municípios do interior faz toda diferença.

Manato (PL) teve o apoio declarado de Airton, candidato a prefeito na última eleição contra Peter, e que aparentemente busca um espaço diferente de olho no próximo processo eleitoral da cidade.

Confira a votação em alguns municípios da região sul:

Mimoso do Sul
Muqui
Cachoeiro de Itapemirim
Apiacá