O mundo ainda recorda com perplexidade e espanto os horrores do nazismo causados pela matança indiscriminada de judeus nos campos de concentração Auschwitz.  

Antes do massacre em massa de judeus motivada pelo antissemitismo, outra prática igual ignóbil, nefasta, foi exercida com força pelos adeptos do regime nazista. Os nacional-socialistas colocaram em ação a política do Judenboykott (boicote).  

Os nazistas promoveram intensamente o boicote de lojas judaicas, lojas de departamento, bancos, consultórios médicos, escritórios de advogados e jornais independentes. O objetivo era sufocar e expulsar judeus alemães.  

O movimento que vem acontecendo em diversas cidades do Espírito Santo não é diferente. Em grupos bolsonaristas as listas se espalham e crescem a cada dia, com nomes de comerciantes que escolheram votar contra o atual presidente.

Confira a troca de mensagens em um dos grupos. Optamos por preservar a identidade dos participantes.

Mensagens enviadas no Grupo Direita Mimoso e Muqui

O sectarismo político e o patrulhamento ideológico são coisas de regimes autoritários, de ditaduras. Isso não combina com o discurso de defesa da liberdade de expressão, liberdade econômica, liberdade de culto e de respeito aos primados da Constituição Federal. 

Em defesa da liberdade política, do respeito à Constituição Federal, estaremos vigilantes para agirmos não apenas com a divulgação dos fatos, mas também acionando todos os meios legais cabíveis.