As chuvas continuam no estado até terça-feira, de acordo com as análises preliminares da Coordenação de Meteorologia do Incaper
As chuvas tradicionais do fim de ano já superaram as expectativas no Espírito Santo. Até esta quinta-feira (1º), vários municípios já receberam o dobro de água que o previsto na chamada média climatológica para o mês de novembro.
São Mateus lidera a estatística, com 472,2 milímetros. Em segundo lugar vem PCH Jucu, entre Viana e Domingos Martins, com 464,8 milímetros. Depois aparecem Guaçuí (ES) e Varre Sai (RJ), onde os registros são de 449,4 milímetros. Linhares parece com 419,2 milímetros.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) explicou que, nos últimos dias, as condições meteorológicas no Espírito Santo são influenciadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que consiste em uma banda de nebulosidade semi-estacionária, a qual se estende desde o sul da Amazônia, passando pela região Centro-Oeste e prolongando-se para o Oceano Atlântico, acarretando em chuvas, que podem ser intensas e resultam em volumes expressivos, se comparadas à média climatológica do mês.
O Incaper ressalta ainda que o mês de novembro faz parte do período de chuvas do Espírito Santo, sendo o segundo mês mais chuvoso na maioria das cidades capixabas. “A maior parte das regiões Nordeste, Serrana, Sul e Grande Vitória, assim como as áreas mais elevadas de Ecoporanga e Água Doce do Norte, apresentam acumulados de 200 milímetros ou mais, num mês de novembro típico. As demais áreas do estado registram uma altura de chuva que fica entre 150 e 200 mm. Levando em conta os maiores acumulados ocorridos até agora, diga-se que em algumas localidades, o volume de chuva superou o dobro da média nestas localidades”, detalhou o instituto.
As chuvas que ocorrem sob à influência da ZCAS devem ocorrer até esta quinta-feira (1º), em razão do seu processo de desconfiguração. Entretanto, as chuvas continuam no estado até terça-feira (6), de acordo com as análises preliminares da Coordenação de Meteorologia do Incaper, elas devem ocorrer de forma intermitente, ou seja, em alguns momentos do dia.
O Incaper fez ainda um levantamento prévio das 10 localidades onde ocorreram os maiores acumulados de chuva no Espírito Santo. Veja quais:
– 472,2 São Mateus (Inmet)
– 464,8 PCH Jucu (Viana/D. MArtins – ANA)
– 449,4 UHE Rosal (Guaçuí-ES/Varre Sai-RJ – ANA)
– 419,2 Linhares (Inmet)
– 346,6 Fazenda Jucuruaba (Viana – Cemaden)
– 343,6 Vitória (Inmet)
– 332,8 PCH Muniz Freire (Muniz Freire – ANA)
– 320,2 Santa Teresa (Inmet)
– 311,4 Vila Velha (Inmet)
– 302,4 Alfredo Chaves (Inmet)