Benefícios da ampliação e modernização dos sistemas de água e esgoto alcançaram mais áreas de Cachoeiro de Itapemirim em 2022
Os benefícios proporcionados pelos serviços de água e esgoto, como mais bem-estar, qualidade de vida, saúde e desenvolvimento econômico-social alcançaram mais áreas de Cachoeiro de Itapemirim em 2022, com os investimentos realizados pela BRK. A concessionária atuou com dez frentes de obras, em bairros da área urbana e distritos, para ampliação e modernização das redes de esgoto e extensão de água, investindo recursos da ordem de R$ 3,5 milhões em redes.
No esgotamento sanitário, as obras contemplaram os bairros: Gilberto Machado (avenida Francisco Lacerda de Aguiar), Boa Esperança (rua Projetada), Sumaré (rua João Santana), Guandu (rua Lourival Sales), Centro (rua Costa Pereira) e Paraíso (rua Albérico Guilherme Rosa). As melhorias contemplaram, ainda, os bairros Santo Antônio (avenida Jones dos Santos Neves), Waldir Furtado de Amorim (rua Raul Nassar) e Córrego dos Monos (rua Rufino Leal), além do distrito de Vargem Grande de Soturno.
As novas redes de esgoto implantadas são exclusivas para o recebimento do esgoto, sem mistura com a água da chuva. “Essas obras têm papel fundamental para a qualidade dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, aumentando a eficiência do sistema, o que soma para a proteção do meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida dos moradores”, afirma o gerente operacional da BRK em Cachoeiro, Marcos Pontes.
Morador de Cachoeiro há 40 anos, o operador de ensacadeira Pedro Alves, de 52 anos, vive no distrito de Vargem Grande do Soturno. Ele contou que por muitos anos a região ficou sem infraestrutura até que acontecessem as melhorias realizadas pela BRK e que contribuíram para a qualidade de vida e a dignidade das famílias locais.
“Agora temos rede de esgoto construída e funcionando. Antes, convivíamos com o medo constante do nível da fossa subir e o esgoto invadir tudo. E não foi só isso que melhorou. O acesso à água também. Para ter água tinha que andar uns 200 metros e voltar carregando baldes cheios nas costas. Fazia isso diariamente. No momento, só aguardamos a instalação do hidrômetro para o nosso dia a dia melhorar ainda mais”, ressalta Pedro.
Quem também está satisfeita com as melhorias é a doméstica Gelza Helena de Oliveira Vasconcelos, de 57 anos. Moradora de Vargem Grande do Soturno, ela se diz ansiosa para ter a água tratada nas suas torneiras. “Aguardo a instalação do hidrômetro e posso dizer que é uma grande vitória. Há anos que encho a minha caixa d’água com a água do vizinho. A rede de esgoto já está devidamente construída e funcionando, o que melhorou bastante a nossa vida”, afirma.
O diretor da BRK, Marcos Mendanha, ressalta que a concessionária vem ao longo dos anos tendo como base da sua estratégia de atuação um plano de investimentos contínuos, com metas de curto, médio e longo prazo, alinhado ao Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). “Temos como compromisso ampliar e modernizar os serviços de água e esgoto, transformando a vida de mais pessoas e acompanhando o crescimento e o desenvolvimento do município no âmbito do contrato de concessão firmado com o Poder Concedente”, afirmou.
Com base nessa estratégia, Cachoeiro de Itapemirim conquistou a primeira colocação no Ranking de Saneamento Básico dos Municípios Capixabas (RSBMC), nos anos 2021 e 2022.
2022 em números
Construção Água: 557,63 metros
Substituição Água: 290,15 metros
Reabilitação Água: 35,00 metros
Construção Esgoto: 4.670,90 metros
Substituição Esgoto: 760,58 metros
Reabilitação Esgoto: 75,00 metros