As obras de ampliação do número de faixas da Terceira Ponte, assim como a Ciclovia da Vida, anteriormente previstas para o fim do mês de março, agora serão entregues somente em abril.

O prazo mudou, mas muitos usuários da via ainda têm dúvidas de como será o tráfego principalmente na ciclovia, que será uma das principais novidades da obra.

De acordo com o secretário Fábio Damasceno, a fixação da estrutura da Ciclovia da Vida foi concluída em outubro de 2022, nos dois sentidos, como forma também de impedir o suicídio na via.

O plano de operação da Ciclovia da Vida ainda não foi divulgado. No entanto, o Governo afirma que seguirá as normas válidas no Código de Trânsito Brasileiro e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“A via é exclusiva para bicicletas, não sendo autorizado o trânsito de pedestres e de pessoas em outros veículos, tais como patinetes elétricos, scooters, entre outros”, disse o secretário por meio da assessoria.

Já em relação às faixas de trânsito, duas delas serão exclusivas para ônibus, táxis, ambulâncias, van escolares e motocicletas.

“O uso da faixa exclusiva por demais veículos configura uma infração de trânsito, passível de multa. A operação e manutenção da via são responsabilidades da concessionária e a fiscalização é realizada pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar”, informou a Semobi.

O valor total da obra é de R$ 127 milhões, que inclui a ampliação da capacidade de fluxo de veículos e implantação de ciclovia.

Além disso, a intervenção contempla ainda a grade de proteção anti escalada contra suicídio com três metros de altura.