O Estado do Espírito Santo vive uma epidemia de dengue. E a cada semana o número de casos aumenta. O mês de março está perto do fim e já há mais pessoas com registro de dengue do que em todo o ano passado inteiro. E é bom ficar atento a alguns sintomas, entre eles, os que se manifestam na pele, conforme alerta a dermatologista Roberta Goltara.
“Lesões na pele como vermelhidão ou erupções (exantema) associada ou não a coceira pode ser sinal de dengue”, informa a médica, que atende em Cachoeiro na Dr. Clinic, no edifício Pasteur.
O Governo do Estado alertou que nos três primeiros meses de 2023 foram 37 mil notificações; 17 mil a mais do que 2022 inteiro. Por isso, a qualquer sinal de sintoma é importante começar a se hidratar, tomando bastante água e procurar um serviço de saúde.
Febre, dor no corpo, dor ao redor dos olhos e dor abdominal são alguns dos outros sintomas da dengue.
Para combater o mosquito é preciso adotar algumas medidas importantes:
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos pratos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.