Mais de duzentas mil pessoas lotaram o Parque da Prainha para render graças à Nossa Senhora da Penha, padroeira dos capixabas, na missa de encerramento da Festa da Penha 2023. Celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos, a cerimônia realizada nessa segunda (17) contou com a presença do governador Renato Casagrande, o prefeito Arnaldinho Borgo, acompanhados das primeiras-damas, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, além de deputados estadual, federal, vereadores e demais autoridades.
Dom Dario Campos, durante a homilia, relacionou o tema da Festa deste ano, entre eles a humildade de Maria, a pressa de Maria para ajudar Isabel e o tempo que Maria dedicou a ajudar Isabel. A partir deles, o Arcebispo falou sobre a disponibilidade e alegria que se expressa no amor com que cada um dedica aos outros.
O prefeito Arnaldinho Borgo falou à multidão sobre a importância de receber o Espírito Santo e muitos fiéis de todo o país, no terceiro maior evento Mariano do Brasil.
“Projetamos nossa cidade para o Brasil. Em rede nacional essa devoção do nosso povo foi apresentada, divulgada, mostrando também como organizamos Vila Velha para receber as pessoas. Para que todos conheçam essa tradição que se fortalece a cada ano. Muito orgulho de termos montado a maior estrutura da história e termos recebido milhões de pessoas. Nossa Senhora da Penha merece essa dedicação que não só a prefeitura empregou, mas tantos fiéis e voluntários aplicaram durante o Oitavário”, comentou o prefeito.
“Há 30 anos nunca deixo de vir na Festa da Penha porque aqui venho muito energia, as pessoas muito felizes. A gente vem para orar, para agradecer. Vemos muitas gente dando exemplo de fé e rezando pelas graças alcançadas”, afirmou o morador de Vitória, Péricles Bourguignon.
Para Andressa Cristina Aguiar, moradora de Cobilândia, “a Festa foi de uma organização maravilhosa. Nós viemos com as crianças todos os dias, não tivemos problemas nenhum”.
“Já tem 12 anos que venho direto na Festa da Penha, tirando os anos da pandemia, porque fiz uma promessa. Eu tive que fazer duas cirurgias durante a gravidez da minha filha de 13 anos e fiz um pedido a Jesus e Nossa Senhora para que me ajudasse a progredir na gestação, que todos os anos estaria aqui com sol ou com chuva”, relatou a moradora de Cocal, Carla dos Reis.
Na sequência da missa, o prefeito Arnaldinho Borgo foi convidado ao palco para assinar a ordem de serviço para as obras de requalificação do Parque da Prainha, que será dividida em duas partes. A primeira será desenvolvida em toda a área não ocupada da Prainha, onde não há construções atualmente.
A segunda parte contemplará a área gastronômica e da colônia de pesca que funciona no local. O espaço de 32.799,60 m² contará, após a conclusão das obras, com área exclusiva para grandes eventos como shows e apresentações culturais, pista de caminhada e corrida, parquinho das crianças, área gastronômica, fonte interativa de águas dançantes, academia, ampla área de piquenique e circulação e banheiros de alvenaria.
Ao final da celebração, apresentaram-se no palco, em um show emocionante, o padre Anderson Gomes e Elba Ramalho.