segunda-feira, agosto 18, 2025
InícioClimaOnda de Frio Chega para Aliviar Calor Intenso, mas Alertas Permanecem em...

Onda de Frio Chega para Aliviar Calor Intenso, mas Alertas Permanecem em Diversas Regiões do Brasil

-

Uma frente fria que se desloca pelo oceano promete amenizar as altas temperaturas que têm castigado o Brasil nos últimos dias. Embora não estejam previstas marcas recordes nos termômetros, a previsão indica que o alívio térmico será sentido a partir desta quarta-feira (15), perdurando até a próxima sexta-feira (17).

De acordo com informações do Climatempo, essa frente fria está se movendo pelo oceano e deve atrair umidade da Amazônia para a região central do país. Essa mudança, mesmo que temporária, resultará em uma leve queda nas temperaturas em comparação com os dias anteriores.

A quarta onda de calor deste ano atingirá seu ápice entre quinta e sexta-feira, mantendo 15 estados e o Distrito Federal sob alerta de “grande perigo” de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devido às altas temperaturas.

José Marengo, climatologista e coordenador geral de pesquisa e desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), destaca que as ondas de calor são comuns nesta época com a aproximação do verão. No entanto, eventos mais intensos e frequentes são observados este ano devido a um El Niño atípico e aos efeitos do aquecimento global.

“Não é anormal ter onda de calor na primavera. Mas já são quatro ondas nos últimos meses, sem nem chegarmos ao fim da estação. O aquecimento global tem tornado as ondas mais intensas e frequentes,” alerta Marengo.

Apesar da aproximação da frente fria e do aumento da umidade, as temperaturas devem permanecer elevadas em grande parte do Brasil, especialmente nas capitais do Centro-Oeste e do Sudeste, que continuam sendo as mais afetadas pela onda de calor.

Em Cuiabá, a previsão é de uma máxima de 43°C para esta quarta-feira. Em Goiânia, os termômetros devem atingir 38°C. São Paulo, mesmo com a expectativa de chuva à tarde, pode registrar máxima de 37°C.

Além das altas temperaturas, o Inmet também emite alerta para os baixos índices de umidade em onze estados, classificando-os em situação de “perigo” ou “grande perigo”. Nessas condições, há riscos de incêndios florestais, além de prejuízos à saúde, como ressecamento de pele, olhos e nariz.

Na região Sul, as atenções se voltam para a possibilidade de tempestades. Áreas de instabilidade devem ganhar força nos próximos dias, provocando fortes pancadas de chuva, rajadas de vento acima de 90 km/h e queda de granizo. As regiões mais afetadas serão o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com previsão de chuvas intensas que podem ultrapassar os 100 milímetros por dia até a próxima quinta-feira (16). A população dessas regiões deve ficar atenta aos alertas e tomar as devidas precauções diante das condições climáticas adversas.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

ES terá Política de Enfrentamento a Desastres e Governo disponibiliza recursos para obras de prevenção

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (18), a Política Estadual de Enfrentamento a Desastres (ES sem Desastres), além do Edital de Chamamento Público...

Atenção motorista: BR-101 interditada em São Mateus; veja o desvio

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a concessionária Ecovias 101 informam sobre a interdição total da ponte sobre o Rio Cricaré, localizada no km...

Coutinho supera Neymar, e Vasco humilha o Santos com goleada no Brasileirão

O Vasco goleou o Santos por 6 a 0 na tarde deste domingo (17), em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lucas Piton,...

Zema lança pré-candidatura para presidente e sugere tratar pessoa em situação de rua como carro guinchado de local proibido

Ao lançar sua pré-candidatura à Presidência da República neste sábado (16), o governador de Minas Gerais (MG), Romeu Zema (Novo), admitiu que "ajustes" podem acontecer no caminho até...
plugins premium WordPress