O problema do lixo nas praias de Vila Velha tem sido um motivo de preocupação crescente da atual gestão municipal, não apenas pela sobrecarga da equipe de limpeza pública, mas também pelos efeitos negativos que tanta sujeira causa aos ecossistemas litorâneos e, ainda, ao turismo. Apenas durante o feriado deste último dia 15 de novembro, a equipe de limpeza da Prefeitura de Vila Velha retirou 12 toneladas de resíduos das areias em um intervalo de 12h. Essa enorme quantidade de lixo está acima do aceitável: é um volume três vezes maior do que a média diária, que é de quatro toneladas.
 
A Secretaria de Serviços Urbanos assegura o comprometimento com a limpeza integral da orla do município, com equipes operando nos três turnos (matutino, vespertino e noturno) e o suporte de caminhões para a remoção eficiente de resíduos provenientes de quiosques e residências ao longo da orla.
 
As ferramentas utilizadas incluem rastelos, vassouras, carrinhos coletores e vassouras mecanizadas. Dentre os microlixos mais comuns estão pontas e guimbas de cigarro, palitos de pirulito, papel de bala e outros itens de pequeno porte.
 
“Será que alguém acha isso bonito? Jogar lixo na areia não é só uma questão de ‘falta de conscientização’. É, sobretudo, uma tremenda falta de educação. Este é um comportamento de gente sem a menor noção, que não respeita nada e nem ninguém. Imagino o chiqueiro que deve ser a casa aonde essas pessoas vivem”, critica o empresário Anselmo Arneloni, de 56 anos e morador do Sul do Estado, que aproveitou o feriado visitando familiares na Praia da Costa, e que se incomodou com o desleixo dos banhistas.
 
A fonoaudióloga Roberta Kale, de 46 anos, de Itapuã, também ficou indignada com a quantidade de lixo que os banhistas deixaram nas areias das praias: “É importante conscientizar a população sobre a necessidade de manter nossas praias limpas. Apesar dos esforços diários da gestão municipal, esse descarte irresponsável de lixo em áreas litorâneas – que ameaça a vida marinha e a natureza, de forma geral – ainda persiste e representa um verdadeiro desafio para o poder público e para todos nós, que amamos a nossa cidade e que queremos preservar nossas praias. Seria importante que cada um fizesse a sua parte para ajudar”, apelou a médica.
 
Para o secretário de Serviços Urbanos de Vila Velha, Raphael do Nascimento, o pedido é simples, mas impactante. “Ao visitar as praias de Vila Velha neste verão, leve seu lixo até um local adequado. É fundamental entender que reclamar da sujeira não é suficiente se cada um não fizer o que precisa fazer, para ajudar. É importante, sim, reconhecer o esforço dos nossos garis – todos trabalham de modo incessante na manutenção da limpeza das praias –, mas no entanto, esse esforço é comprometido quando tanto lixo é jogado no meio da areia. Por isso, nosso chamado à ação coletiva também é um apelo ao senso de responsabilidade individual e coletiva, para garantir praias limpas e preservadas para todos”, salientou o secretário.