Aos nove anos, Beatriz já entende como deve ser o trabalho de um deputado estadual e como ele é feito. “É uma função que precisa de muita atenção e certeza do que vai fazer. Agora dá para saber que o trabalho de um deputado deve ser bem rigoroso, de muito estudo, ético e como ele é importante para a população”, acredita.

A estudante do sexto ano da Escola São Francisco de Assis (ESFA), de Ibiraçu, aprendeu de forma diferente sobre como funciona o Poder Legislativo.

Ela e outros alunos participaram do projeto Escola do Legislativo, que organiza visitas semanais de alunos de escolas públicas e privadas à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Durante as visitas, além de escutarem sobre a história da Ales, de conhecerem todos os presidentes que passaram pela Casa e os espaços dela, os estudantes participam da simulação de uma sessão de plenário e aprendem como é votado um projeto de lei.

“Foi uma experiência muito legal porque a gente colocou em prática tudo o que aprendeu em sala de aula. Achei divertido, mas também bem sério”, contou Beatriz Delunardo.

Beatriz Delunardo

Além da simulação, os adolescentes puderam acompanhar das galerias uma sessão ordinária com os deputados.

Durante o passeio guiado, eles também conheceram outros setores da Casa, como a Biblioteca, o Arquivo, o Centro de Memória, os plenários, a galeria dos presidentes e os serviços do espaço Assembleia Cidadã. As visitas são guiadas por monitores estagiários, estudantes de História.

“O que achei mais interessante foi como funcionam as coisas dentro da Assembleia, a galeria de arte, as fotos de todos os presidentes. Posso chegar em casa e falar como funcionam as coisas dentro de um lugar tão importante como esse. Normalmente a gente não sabe e hoje vimos como os deputados se comportam”, detalhou o estudante Pedro Guzzo, aluno do sétimo ano.

Pedro Guzzo

Sistema de Poderes

O programa já recebeu quase 80 mil estudantes em 20 anos de implantação. Só em 2023 passaram 3 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o Estado. 

“Abordamos, nessas visitas, as competências exclusivas da Assembleia, suas funções típicas e atípicas, as fases de um processo legislativo, ou seja, como normas e leis podem ser propostas, analisadas e tramitadas. Além, é claro, da importância da política na vida do cidadão e o papel do eleitor”, explica o coordenador do projeto Escola do Legislativo, Sérgio Majeski.

Ele também ressalta sobre a importância dos estudantes aprenderem sobre os Três Poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário – e como eles se comportam.

“É muito importante que o jovem desde cedo consiga entender o sistema de Poderes do Brasil, como esses poderes funcionam, a importância disso e da participação política”, reforçou.

Agende uma visita

– As escolas que quiserem participar do projeto devem agendar as visitas pelo site da Ales ou por telefone.
– Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones: 3382-3818 | 3382-2201 | 3382-1656