O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que, em outubro, algumas regiões do Brasil voltarão a ter chuvas regulares, enquanto outras continuarão secas.

As chuvas devem retornar gradualmente ao Brasil durante o mês, com previsões de precipitações acima da média no Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e partes do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. As chuvas devem começar a avançar para o Centro-Oeste na segunda quinzena do mês.

Uma massa de ar quente nos primeiros dias de outubro contribuirá para o aumento das temperaturas, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, elevando as médias em torno de 1°C a 1,5°C.

“A atuação de uma massa de ar quente nos primeiros dias de outubro deve favorecer principalmente para esse cenário de temperaturas acima da normalidade em amplas áreas brasileiras, pegando principalmente Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Essa característica dessa massa mais quente deve jogar as temperaturas em torno de um grau ou um grau e meio acima da média esperada para outubro”, disse Alves.