O Republicanos saiu das eleições de 2024 no Espírito Santo consolidando sua posição de destaque no cenário político estadual. Diretamente, com a eleição de oito prefeitos, cerca de 644 mil pessoas, quase 20% da população capixaba, estará sob governança de um Republicano. O partido manteve sua presença em cidades estratégicas, incluindo a capital Vitória, com a reeleição do prefeito Lorenzo Pazolini. Fez ainda sete vice-prefeitos e 70 vereadores (quase 10% dos vereadores eleitos) em todo o Estado, saltando de três para 11 a quantidade de vereadores somente na Grande Vitória.

Outra cidade importante que terá um Republicano na cadeira do executivo municipal é Guarapari. O partido elegeu Rodrigo Borges, ex-vereador da cidade. Além disso, Pablo Muribeca, candidato do partido na Serra, a maior cidade do estado, avança para o segundo turno, reafirmando o potencial de crescimento da legenda.

Peter Costa, reeleito em Mimoso do Sul, também faz parte do time Republicanos, e já tem seu nome ventilado em desafios maiores na eleição de 26.

O presidente do Republicanos no Espírito Santo, Erick Musso, destacou que a legenda ampliou sua capacidade administrativa ao conquistar prefeituras de maior relevância econômica e política. “Nosso foco foi eleger gestores preparados para lidar com os desafios das principais cidades do estado. Hoje, governaremos municípios estratégicos como Vitória e Guarapari, e temos a oportunidade de conquistar a Serra, o que representa um avanço significativo em nossa capacidade de gestão pública”, afirmou Musso.