O Espírito Santo deve terminar outubro com chuvas intensas que superam a marca de 100 milímetros. A mudança no tempo começa já neste fim de semana.

Segundo a previsão realizada pelo Climatempo, a situação é impulsionada por uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical, e a intensificação da primavera. 

Os moradores do Estado podem esperar um sábado (26) e um domingo (27) com mudanças climáticas e chuva. 

O instituto explica que o padrão climático é caracterizado por pancadas de chuva que ocorrem principalmente nas tardes e noites, acompanhadas de aumento da umidade e trovoadas.

Frente fria e ciclone extratropical  

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical também favorecerá a intensificação da chuva e dos ventos no Centro-Oeste, Sul e Sudeste, inclusive no Espírito Santo. 

“O sistema será impulsionado por uma área de baixa pressão que se aprofunda sobre o Rio Grande do Sul, deslocando-se para o mar, onde dará origem a um forte ciclone extratropical. Essa configuração meteorológica é de alerta, com potencial para tempestades severas e ventos intensos”, informou o Climatempo.

Veja a previsão do tempo para o fim de semana 

SÁBADO (26)

Grande Vitória: sol e aumento de nuvens ao longo do dia, com possibilidade de chuva a noite. Temperatura mínima de 21 °C e máxima de 33 °C.

Região Noroeste: sol e aumento de nuvens ao longo do dia, com possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas à noite.

Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23 °C e máxima de 34 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 21 °C e máxima de 31 °C.

Região Nordeste: sol entre algumas nuvens, e sem previsão de chuva. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 32 °C. 

DOMINGO (27)

Por conta da aproximação de uma frente-fria pelo Estado, o tempo começa instável na região sul, serrana e parte sul da Grande Vitória, com possibilidade de pancadas de chuvas no período entre a tarde e noite. 

Nas regiões ao norte do Estado, céu nublado ao longo do dia, e sem previsão de chuva. As temperaturas terão pequena queda.