O prefeito eleito de Anchieta, Leonardo Abrantes, conhecido como Léo Português (PSB), anunciou nesta quinta-feira (14) os três primeiros nomes que irão compor sua equipe de governo a partir de 2025. Em um evento, Léo destacou que, para a escolha dos novos secretários, foram considerados fatores como formação técnica, perfil profissional e a capacidade de gestão das equipes.
O primeiro nome anunciado foi o do vice-prefeito eleito, Renato Lorencini (União Brasil), que assumirá a Secretaria Municipal de Saúde. Com vasta experiência no setor público, Renato já ocupou cargos importantes nas administrações anteriores, como secretário de Agricultura e Pesca e, posteriormente, secretário de Infraestrutura durante a gestão do falecido prefeito Edival Petri. Sua trajetória no legislativo e no executivo foi um dos critérios que levaram à sua nomeação para essa pasta estratégica.
Na área da Educação, o prefeito escolheu a pedagoga Shuana Louzada Cypriano Simas para comandar a Secretaria Municipal de Educação. Com 22 anos de experiência na área, Shuana traz uma bagagem acadêmica robusta, sendo especialista em Gestão Educacional e Psicopedagogia Institucional, além de ser mestranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ela chega com o desafio de dar continuidade e promover inovações na educação pública de Anchieta.
O terceiro nome anunciado foi o de Mateus Lucas Vettoraci, que ficará à frente da Secretaria de Desenvolvimento, Integração e Gestão de Recursos. Com uma sólida carreira na iniciativa privada, Mateus possui um MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e traz para a gestão pública uma vasta experiência em administração, finanças e gestão de recursos.