quinta-feira, agosto 21, 2025
InícioAcontece no ESCorrida pela Presidência da Assembleia tem início oficial com articulações nos bastidores

Corrida pela Presidência da Assembleia tem início oficial com articulações nos bastidores

-

A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo começou oficialmente, após semanas de intensas conversas e movimentações políticas. O atual presidente da Casa, deputado estadual Marcelo Santos (União), reuniu-se nesta segunda-feira (06) com o governador Renato Casagrande (PSB), no Palácio Anchieta.

A foto publicada pelo governador em suas redes sociais marcou o primeiro encontro público entre ambos neste ano e sinaliza que as negociações sobre a Mesa Diretora, que será eleita no início de fevereiro, estão em pleno andamento. Casagrande já havia confirmado em dezembro que o governo participaria ativamente do processo, mas que as articulações se intensificariam apenas em janeiro.

Marcelo Santos: ampla vantagem, mas com cautela

Marcelo Santos surge como o favorito para ser reconduzido ao cargo, com o apoio de, ao menos, 20 deputados estaduais. No entanto, aliados de Marcelo mantêm cautela diante da possibilidade de o governo estadual influenciar a escolha, o que poderia mudar o cenário político.

Outro nome que desponta como possível candidato é o deputado Vandinho Leite (PSDB). Contudo, a saída de Tyago Hoffmann (PSB) da Assembleia para assumir a Secretaria de Estado da Saúde enfraqueceu as articulações em torno de Vandinho, de acordo com aliados próximos.

Governistas divididos sobre a recondução

Entre os governistas, há divergências sobre a permanência de Marcelo Santos na presidência da Assembleia. Alguns avaliam que sua recondução poderia fortalecê-lo politicamente, algo que não seria estratégico para o grupo de Casagrande, especialmente porque Marcelo tem demonstrado aproximação com projetos e lideranças que divergem das diretrizes do governo.

Durante as últimas eleições, por exemplo, Marcelo apoiou Lorenzo Pazolini (Republicanos) em Vitória e Pablo Muribeca (Republicanos) na Serra, o que gerou ruídos entre governistas. Apesar disso, aliados do deputado garantem que ele continua sendo parte da base do governador e que não houve qualquer dificuldade na aprovação de projetos do Executivo na Casa Legislativa.

Próximas semanas serão decisivas

Com um mês até a eleição da Mesa Diretora, as articulações prometem se intensificar. O secretário da Casa Civil, Júnior Abreu, desempenhará um papel crucial nas negociações com os parlamentares. A expectativa é de que, assim como em 2023, apenas uma chapa seja protocolada no final das conversas, garantindo uma eleição consensual e sem surpresas.

A presidência da Assembleia Legislativa é uma posição estratégica, que não só influencia a pauta legislativa, mas também o equilíbrio político entre os poderes no Espírito Santo.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Secretário de Cultura de Pedro Canário é preso em operação da PF contra corrupção e fraude

O secretário de Cultura de Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo, foi preso durante uma operação da Polícia Federal contra crimes de corrupção, fraude em licitações e...

Golpe do boleto falso: saiba como se proteger e o que fazer se cair na fraude

O boleto bancário continua sendo uma das formas mais utilizadas para pagar contas, impostos, compras e até realizar depósitos em carteiras digitais. Porém, com...

Cesan vai emitir até R$ 321 milhões em debêntures para ampliar saneamento em nove municípios do ES

A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) recebeu autorização do Ministério das Cidades para emitir debêntures incentivadas no valor de até R$ 321 milhões. A...
plugins premium WordPress