Embora, para muitos, as temperaturas estejam apenas mais amenas, os termômetros têm registrado frio no Espírito Santo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar polar que chegou ao estado no último fim de semana derrubou as temperaturas, e Vitória teve a segunda menor marca do ano. Nos próximos dias a mínima pode chegar a 12 graus em algumas regiões capixabas.
O ar frio de origem polar, combinado com o excesso de chuva nos últimos dias, causou a queda nas temperaturas no estado. Na capital, Vitória, a temperatura mínima nesta quarta-feira, 14 de maio, foi de 18,6 °C — a segunda mais baixa do ano até agora, segundo os registros oficiais do Inmet. O recorde de menor temperatura em Vitória em 2024 é de 18,4 °C, registrado no dia 3 de maio.
E os capixabas já podem tirar os casacos do armário, pois, segundo a previsão, o frio não vai dar trégua no Espírito Santo. Nesta sexta-feira, por exemplo, a previsão do tempo do Incaper indica presença de muitas nuvens e pancadas de chuva em diversos momentos em todas as regiões do estado. A instabilidade é acompanhada por vento moderado no litoral, com possibilidade de rajadas.
Na Grande Vitória, a previsão indica céu nublado com pancadas rápidas de chuva. O vento segue moderado no litoral, com possibilidade de rajadas. A temperatura mínima é de 19 °C e a máxima de 26 °C, tanto na região metropolitana quanto em Vitória.
Na Região Sul, o litoral segue com muitas nuvens e previsão de chuva. No interior, o dia começa nublado, com possibilidade de chuva à tarde e à noite. Os ventos seguem moderados no litoral. As áreas menos elevadas registram mínima de 17 °C e máxima de 29 °C; nas áreas altas, os termômetros marcam entre 15 °C e 23 °C.
A Região Serrana continua com tempo fechado e possibilidade de chuva passageira. A temperatura varia entre 14 °C e 27 °C nas áreas menos elevadas, e entre 12 °C e 24 °C nas partes mais altas.
No Norte do estado, o tempo segue com variação de nuvens e pancadas em alguns momentos. A mínima é de 18 °C e a máxima de 26 °C.