quinta-feira, julho 31, 2025
InícioÚltimas notíciasCidadesCachoeiro ganha prêmio nacional na área da Educação

Cachoeiro ganha prêmio nacional na área da Educação

-

Cachoeiro de Itapemirim virou referência na área de educação étnico racial, com reconhecimento nacional, graças a um projeto desenvolvido pela EMEB “Gércia Ferreira Guimarães”, do bairro Village da Luz. Com ele, o município conquistou o selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e um prêmio de R$ 200 mil.

A premiação foi alcançada por meio de edital lançado pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que teve como objetivo valorizar políticas públicas na área, reconhecendo e valorizando as redes que desenvolvem trabalho relevante.

A escola cachoeirense ganhou destaque pelo projeto “Identidade, cultura e resistência: valorizando as relações étnico-raciais”. Realizado de forma interdisciplinar, ele criou oportunidade para os estudantes refletirem sobre a cultura, vestimenta e história dos povos quilombolas, focando no fortalecimento da pertença e na identidade.

Com a iniciativa, o Ministério da Educação valorizou um trabalho diferenciado da educação municipal, em uma área que já é trabalhada em toda a rede, pois contempla diretrizes implementadas pela Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira em todas as escolas brasileiras.

“O recebimento do selo significa o reconhecimento do trabalho que estamos realizando para construir uma cidade mais inclusiva e igualitária. Nossa rede tem sido protagonista na implementação de políticas públicas que promovem o respeito à diversidade e ao pertencimento cultural”, afirma a secretária municipal de Educação, Celeida Chamão.

Selo valoriza ações de qualidade na área

O Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais promove a valorização das secretarias de educação que se destacam por políticas, programas ou ações voltadas à formação de profissionais da educação para a implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 (modificada pela Lei 11.645, de 2008).

O objetivo é garantir a promoção da equidade racial na educação, por meio do reconhecimento das redes de ensino que promovam a equidade racial, a educação para as relações étnico-raciais e a educação escolar quilombola.

━ viu isso aqui?

Alegre lança edital para cidade inteligente com investimento de R$ 13 milhões

A Prefeitura de Alegre, no sul do Espírito Santo, lançou na última sexta-feira (25) o edital de licitação para a implantação do projeto de...

ExpoAgro de Castelo acontece entre 31 de julho e 3 de agosto no Castelão

A Prefeitura de Castelo realiza, de 31 de julho a 3 de agosto, a 34ª edição da ExpoAgro, um dos eventos mais tradicionais do...

Casagrande autoriza novos investimentos em Alfredo Chaves

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesse domingo (27), em Alfredo Chaves, na microrregião Litoral Sul, para anunciar novos investimentos em infraestrutura e...
plugins premium WordPress