sábado, agosto 23, 2025
InícioDestaqueCariacica 135 anos: veja curiosidades, pontos turísticos e histórias da cidade

Cariacica 135 anos: veja curiosidades, pontos turísticos e histórias da cidade

-

Cariacica é, muitas vezes, uma cidade que divide opiniões. Há quem more na Grande Vitória, mas conheça a cidade mais pelo nome, ou na hora que decide dar um pulo em Minas Gerais, tendo a estrada de ferro como caminho.

Já outros capixabas são completamente apaixonados pela cidade. Seja por a chamarem de casa ou de berço, Cariacica ocupa um lugar especial no coração de seus habitantes. E esta terça-feira (24), em que o município completa 135 anos, é a data perfeita para conhecer um pouco melhor a estrela da festa.

Afinal, existem situações que todo cariaciquense entende, como bater perna por Campo Grande para encontrar produtos para casa, comprar um presente de última hora ou papear com conhecidos de todos os lugares. Mas o que mais você sabe sobre o município?

A palavra “Cari-jaci-caá” era utilizada pelos índios como forma de identificar o porto em que os imigrantes chegavam. A tradução da palavra significa “chegada do homem branco”. Popularizada, ela chegou ao termo que conhecemos: Cariacica.

Historiadores afirmam que a história do surgimento do nome é polêmico e, por pouco, a cidade teria outro nome.

“Há diversas controvérsias e histórias sobre o nome de Cariacica. Não existe uma história certa. Mas existem documentos do século XVIII, com registros que apontam que o nome da cidade seria Yacariacica”, explicou o historiador Fernando Achiamé.

Uma orla sem praia

Cariacica é uma das únicas cidades da Grande Vitória que não tem uma praia para chamar de sua. Apesar da falta de areia e conchas, o município conta com uma orla que se tornou um novo ponto de encontro e de turismo.

Inaugurada em 2023, a orla de Cariacica recebe visitantes todos os dias e conta com área kids, ciclovia, além de academia popular e restaurantes.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

PM acusado de matar adolescente em Pedro Canário é absolvido pelo Tribunal do Júri

O cabo da Polícia Militar Thafny da Silva Fernandes, acusado de matar o adolescente Carlos Eduardo Rebouças Barros, de 17 anos, em Pedro Canário,...

Baixo Guandu entrega novas licenças ambientais para atividades econômicas

Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, formalizou a entrega de três...

Prefeitura de Cachoeiro entrega revitalização da Praça da Bandeira e quadra no Aquidaban

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim entrega, nesta segunda-feira (25), a obra de revitalização da Praça da Bandeira e da quadra esportiva em frente...

TCE-ES determina elaboração de Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas em 18 meses

O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) determinou que o governo estadual elabore, em até 18 meses, o Plano Estadual de Adaptação às...
plugins premium WordPress