Dados divulgados pelo MEC no relatório do Programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” colocam Anchieta entre os municípios capixabas com melhor índice de crianças alfabetizadas até os 7 anos. O município também figura entre os melhores do Estado no ranking de leitura e fluência. De acordo com o MEC Anchieta ficou com nota 88,41, uma média maior que a do Espírito Santo, que pontuou 71,7 no ranking dos estados com melhores índices de alfabetização. O desempenho de Anchieta também chamou atenção de forma positiva por ter superado todos os municípios da grande vitória.
Para o prefeito Léo Português, diversos fatores contribuem para esse bom desempenho de Anchieta. Um deles é o investimento feito pela gestão municipal. De acordo com o Tribunal de Contas, o município é o segundo do ES em aplicação de recursos na área da educação. “Temos investido muito na educação e os resultados estão aparecendo. Bom desempenho no IDEB e posição de destaque na avaliação nacional de alfabetização”, disse Léo.
Com quase 100% de escolarização para estudantes de 6 a 14 anos, a base educacional de Anchieta mantém patamar elevado, graças à capacitação de professores, apoio familiar e participação em pactos estaduais de educação. Vale destacar que Anchieta recebeu do MEC, o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em 2024, com pontuação máxima por gestão, formação, estrutura e avaliação.