sábado, agosto 2, 2025
InícioNoticiárioMundoTrump diz que Lula pode ligar "quando quiser" em meio a tarifa...

Trump diz que Lula pode ligar “quando quiser” em meio a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

-

O ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato republicano, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode entrar em contato com ele “quando quiser”. A declaração foi dada após questionamento sobre a possibilidade de diálogo entre os dois líderes, em meio à recente imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

“Ele pode falar comigo quando quiser”, disse Trump à repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo.

Tensão diplomática e tarifas comerciais
A declaração ocorre dias após Trump assinar uma ordem executiva que impõe uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, que passa a valer no dia 6 de agosto, foi justificada pela Casa Branca como uma resposta a supostas práticas do governo brasileiro que prejudicariam empresas dos EUA e ameaçariam interesses estratégicos americanos.

Segundo o governo dos EUA, essas ações envolvem decisões judiciais que forçaram empresas a entregar dados de usuários, censurar conteúdo e modificar políticas de moderação de redes sociais.

“As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, disse Trump, sem entrar em detalhes. Apesar das críticas, ele afirmou que “ama o povo do Brasil” e concluiu: “Vamos ver o que acontece”.

Reação brasileira e dificuldades de diálogo
Fontes do Itamaraty viram na fala de Trump um gesto diplomático, embora ponderem que uma ligação entre Lula e o ex-presidente exigiria “muita preparação”. Internamente, o Planalto admite dificuldades para estabelecer contato direto com a Casa Branca e avalia que os canais diplomáticos com o núcleo político de Trump estão, no momento, fechados.

Durante a semana, o presidente Lula afirmou ao jornal The New York Times que nenhum representante do governo americano demonstrou disposição para dialogar sobre o tarifaço. Segundo ele, ministros brasileiros de diversas áreas tentaram contato com seus equivalentes nos EUA, sem sucesso.

“Até agora, não foi possível [conversar]”, disse Lula.

Sanções contra Alexandre de Moraes agravam cenário
No mesmo dia em que a ordem executiva do tarifaço foi assinada, os EUA sancionaram o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com base na Lei Magnitsky — legislação americana usada para punir violações de direitos humanos.

Com a sanção, todos os eventuais bens de Moraes nos EUA estão bloqueados, e ele fica proibido de realizar transações com cidadãos e empresas americanas, incluindo o uso de cartões de crédito de bandeiras americanas.

A medida elevou ainda mais a tensão diplomática entre os dois países e complica o ambiente para uma eventual retomada de diálogo de alto nível.

━ viu isso aqui?

Cinomose canina mata cerca de 200 cães em Muqui (ES) e município anuncia vacinação em massa

Uma onda de mortes de cães em Muqui, no Sul do Espírito Santo, foi confirmada como sendo causada por cinomose canina, uma doença viral...

Governo do ES entrega obras e anuncia mais de R$ 120 milhões em novos investimentos para Cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim recebeu, na última sexta-feira (11), um pacote expressivo de entregas e anúncios de novos investimentos por parte do Governo do Espírito...

Cachoeiro: Atendimento ágil para prevenção do câncer de mama

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim zerou a fila de espera para mamografias no município. Agora, mulheres com encaminhamento conseguem agendar o exame na...

Governo do ES intensifica negociações para ampliar isenções ao tarifaço dos EUA

O governo do Espírito Santo está ampliando as articulações diplomáticas para minimizar os efeitos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Em...
plugins premium WordPress