A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) recebeu autorização do Ministério das Cidades para emitir debêntures incentivadas no valor de até R$ 321 milhões. A medida, oficializada pela Portaria MCID nº 490/2025, permitirá a captação de recursos para obras de ampliação e modernização dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em nove municípios capixabas.
Municípios beneficiados
Mais de 1,1 milhão de pessoas serão atendidas diretamente nas cidades de:
- Alto Rio Novo
- Anchieta
- Conceição do Castelo
- Guarapari
- Muqui
- Serra
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vitória
Os investimentos trarão melhorias como maior segurança no fornecimento de água durante o verão, redução de perdas e vazamentos e eficiência na captação nos rios que abastecem as regiões.
Fortalecimento do saneamento no Estado
Para o presidente da Cesan, Munir Abud, a autorização marca um avanço na estratégia da companhia:
“Essa conquista reforça nosso compromisso em oferecer água de qualidade e serviços de saneamento cada vez mais eficientes. A emissão de debêntures incentivadas amplia nossa capacidade de investimento e acelera obras fundamentais para o desenvolvimento do Estado.”
O próximo passo será a realização de um processo licitatório para definir os agentes financeiros responsáveis pela emissão e distribuição dos títulos.
De acordo com o diretor administrativo e comercial da Cesan, Rafael Grossi, a medida também representa inovação na gestão:
“A utilização desse instrumento financeiro demonstra a seriedade da Companhia na busca por soluções inovadoras de captação de recursos, aliando responsabilidade fiscal, transparência e eficiência.”