O cabo da Polícia Militar Thafny da Silva Fernandes, acusado de matar o adolescente Carlos Eduardo Rebouças Barros, de 17 anos, em Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo, foi absolvido pelo Tribunal do Júri nesta sexta-feira (22), no Fórum de São Mateus.
O julgamento, que começou às 8h e terminou por volta das 21h, absolveu o réu do crime de homicídio qualificado por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A decisão foi por maioria: quatro dos sete jurados votaram pela absolvição.
MPES vai recorrer da decisão
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) informou que recorrerá da decisão, afirmando que o resultado foi “totalmente contrário às provas do processo”. Segundo o órgão, imagens de câmeras de segurança comprovariam a execução da vítima durante a ação policial.
Thafny estava preso no Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar, em Vitória.
Entenda o caso
O crime ocorreu em 1º de março de 2023, no bairro São Geraldo, em Pedro Canário, durante uma abordagem policial. Os militares investigavam posse ilegal de arma de fogo quando perseguiram um suspeito que tentou fugir por uma residência.
De acordo com as investigações, após deter o adolescente, o PM teria efetuado um disparo a curta distância, depois de encostar a vítima contra uma parede, com as mãos para trás. As imagens foram apontadas pelo MPES como prova central do processo.