No mundo inteiro e principalmente no Brasil, as pessoas têm ficado a cada dia mais conectadas em seus smartphones.
Uma infinidade de soluções, apps de interação social e a possibilidade de comprar quase tudo pelo celular, faz com que os brasileiros fiquem cerca de 8 horas por dia em média com os olhos fixos na telinha. Este número apesar de assustar e acender um sinal amarelo para a forma como temos nos comportado com essas novas ofertas tecnológicas, deixa evidente também o mundo de oportunidades para as novas (e infinitamente mais baratas) estratégias de comunicação.
Atingir seu público-alvo há pouquíssimo tempo era tarefa desafiadora, e quase sempre, demandava grandes investimentos. A TV, considerada um suporte midiático de massa, era o sonho de todo anunciante, que muitas das vezes tinham que dar “tiros de canhão para matar algumas formigas”. O poder de se comunicar com eficiência ficava nas mãos de poucos. Sem dúvidas, isto mudou.
Com o mínimo de planejamento e o suporte correto, pequenos e médios empresários do ramo gastronômico conseguem hoje a mesma presença midiática que grandes redes ostentam.
Cadastro e participação em aplicativos de entrega de comida pela internet, ou até mesmo o desenvolvimento do seu próprio app (estratégia que pode valer a pena) são partes importantes (mas não suficientes) para um caminho de sucesso nesta era extremamente digital.
A presença digital de um restaurante passa principalmente por uma boa estratégia de marketing digital. Perfis sociais bem organizados, com publicações relevantes, conteúdos interessantes, peças publicitárias modernas e conectadas com o que acontece no momento, além de estudos técnicos para a promoção de anúncios patrocinados.
Humanizar suas publicações também trás um resultado comercial interessante, além de melhorar a forma como os clientes te enxergam. Clientes e/ou influenciadores, dizendo que gostam da sua comida, certamente trará mais resultado que um anúncio estático (que também tem sua importância em algumas situações).
Não há receita pronta para alcançar o sucesso através do marketing digital. É preciso identificar seu público, saber o conteúdo que lhe interessa e estar sempre atento as novas formas de se conectar com ele.
Uma coisa é certa. O processo de divulgação de um restaurante ou de qualquer um dos seus serviços hoje é muito mais acessível, mas fique atento, esta “facilidade” pode te conduzir ao erro. E da mesma forma que a boa estratégia ganha as telas facilmente, as ruins também, e podem destruir o seu negócio.
Capacite-se, conheça sobre o assunto, busque um profissional ou alguma empresa para prestar consultoria especializada e elimine o risco de utilizar estas excelentes ferramentas da forma errada.
Roberto Velasco
Consultor de Marketing – Sócio da MV Comunicação