Informação foi divulgada pelo governador em suas redes sociais nesta quinta-feira (03); secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul havia informado que dez pacientes com covid seriam encaminhados para o Estado
O Espírito Santo não deve receber pacientes para tratamento de covid-19 de outros Estados neste momento. A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande nesta quinta-feira (03).
Em suas redes sociais, Casagrande afirmou que o Espírito Santo deve seguir atendendo apenas aos pacientes do Estado. “Seguimos trabalhando e garantindo que todo capixaba tenha o atendimento necessário”, escreveu.
A possibilidade de transferência de pacientes ocorreu após a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul informar que dez pessoas seriam encaminhados para hospitais do Espírito Santo para receber tratamento.
Em nota divulgada na quarta-feira (02), a Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (Sesa) confirmou que houve um contato telefônico entre as secretarias do Estado e do Mato Grosso do Sul para tratar da possibilidade de acolhimento de pacientes graves, devido ao colapso vivido pelo sistema de saúde da região. No entanto, até o momento, não foi formalizada a solicitação de procedimento de transferência.
A Secretaria de Saúde do Espírito Santo ressaltou que o Estado ainda vive um momento de recuperação da curva de casos e uma estabilização muito alta do número de pacientes internados em UTIs/Covid.
No início do ano, o Espírito Santo chegou a receber 81 pacientes do Amazonas, Rondônia e Santa Catarina. Todos os pacientes que haviam sido atendidos no Estado já tiveram alta e voltaram para suas cidades.