Comércios, bares, restaurantes e outras atividades econômicas estão sem limite no horário de funcionamento na maior parte do estado
O Mapa de Risco divulgado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (09) mostra que 63 das 78 cidades capixabas estarão no risco baixo para a covid-19 a partir da próxima segunda-feira (12). Isso corresponde a 80,76% de todo o Espírito Santo.
Dessa forma, estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e outras atividades econômicas não terão limite no horário de funcionamento, na maior parte do estado.
Apesar disso, eles precisam continuar adotando as medidas de biossegurança, como obrigatoriedade no uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social, para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Nas cidades em risco moderado, também não há limite para o funcionamento do comércio, tanto o de rua quanto o de shoppings e galerias. No entanto, bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas só podem funcionar de segunda a sábado, até às 22h, e aos domingos até as 16h.
Atualmente 59 cidades estão no risco baixo para a covid-19 e outras 19 no moderado. Com o aumento do número de municípios na área verde do mapa, consequentemente diminuiu a quantidade de cidades na área amarela. Na semana que vem, serão 15 municípios no risco moderado.
Além disso, o Espírito Santo continuará sem nenhuma cidade classificada no risco alto para a doença — situação que já vem sendo observada nesta semana. A 63ª versão do Mapa de Risco, do governo do Estado, passa a valer a partir da próxima segunda e se estende até o domingo seguinte, dia 18.