Nésio Fernandes e subsecretário Reblin alertam que houve aumento sustentado durante quatro dias consecutivos
O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, informou na manhã desta terça-feira (31), que na Grande Vitória houve “aumento sustentado de casos graves de Covid-19” durante quatro dias consecutivos. O gestor também destacou a maior procura pelos serviços de saúde por parte de pacientes com sintomas respiratórios tanto na região metropolitana quanto no interior.
Nésio alerta para a necessidade de manutenção dos protocolos sanitários. “O comportamento de risco neste momento pode fazer com que conquistas importantes possam ser interrompidas na gestão de risco da pandemia no Estado”, diz.
Entretanto, conforme aponta o secretário, vive-se um momento de estratégias mais “robustas e eficazes” no combate à Covid-19, com testagem em massa e disponibilidade de vacina.
Nésio aponta que a capacidade de testagem aumentará ainda mais com o incremento da oferta de agendamento online de teste RT-PCR por parte dos municípios. Além disso, a atualização online dos resultados dos testes será mais constante, passando a ser de uma em uma hora a partir desta quarta-feira (1).
Segunda dose
No Estado, 167 mil pessoas aptas a tomar a segunda dose da vacina ainda não o fizeram. Nésio ressalta que a taxa de absenteísmo, que gira em torno de 12%, não é uma das maiores do Brasil, mas o objetivo é reduzi-la para 5%.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, destacou que as segundas doses da AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) e da Pfizer (BioNtech) podem ser tomadas a partir da 10ª semana após a pessoa ter sido imunizada com a primeira dose.