Jovens de 14 a 29 anos de Cachoeiro de Itapemirim terão a chance de transformar resíduos plásticos em arte na imersão “Arte, Plástico e Fogo: uma relação dialógica”, que acontece no dia 10 de julho, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), no bairro Rubem Braga. A atividade é gratuita e voltada aos moradores do Village e bairros próximos. Serão oferecidas 10 vagas para cada turno (13h às 17h e 18h às 22h), com inscrições online.
Durante a oficina, os participantes receberão um kit para criar telas a partir de sacolas plásticas recicladas. A proposta é unir expressão artística, educação ambiental e integração social. As obras criadas farão parte de uma exposição que será inaugurada no dia 14 de julho no próprio CRJ e ficará em cartaz por duas semanas, dividida em três ambientes: “Inacabado”, “Transição” e “Renovação”.
Idealizador da iniciativa, o artista visual Jeferson Bragga propõe uma nova leitura sobre o descarte de plástico: “A ideia nasceu da vontade de ressignificar aquilo que descartamos sem pensar. O plástico pode virar arte e abrir novos caminhos para a juventude”. A mostra também contará com um vídeo acessível em Libras e será exibida durante a exposição e na internet.
O projeto é realizado por Jeferson Bragga, com produção da Projeta Assessoria Sociocultural e Ambiental, e foi selecionado pelo Edital de Fomento Municipal da Lei Aldir Blanc, promovido pela Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. “A arte tem esse poder de provocar e transformar”, resume a produtora cultural Angélica Rigon.