Dias de paz, dias de glória. Cariacica tem redução significativa nos índices de violência. Depois da redução de 19.7% no número de homicídios no primeiro semestre de 2025, o município também registra queda de mais de 60% no número de roubo de veículos e também de crimes patrimoniais, como de roubo a pessoa em via pública.
Os índices que mostram a redução das ocorrências de roubo a pessoa em via pública são ainda maiores quando comparados com o primeiro semestre de 2018, alcançando menor número da série histórica e uma redução de 73% no período.
A queda no número de roubo de veículos foi de 60% em relação ao primeiro semestre de cada ano desde 2018. Comparado com 2024, a redução na incidência do crime chega a 26,3%, com 238 veículos produtos de roubo, no primeiro semestre de 2025, contra 323 no ano anterior.
O indicador de crimes patrimoniais, que inclui furtos e roubos a residência, a estabelecimentos comerciais, em coletivos, além de estelionato, também caiu para 3.986 ocorrências no primeiro semestre de 2025 . Em 2024, o registro foi de 4.501.
No ranking dos crimes patrimoniais, Campo Grande lidera com 558 ocorrências, seguido de Jardim América com 155, Itaciba,137; Nova Rosa da Penha com 133 e o bairro São Francisco com 124 ocorrências.
“A redução na violência é reflexo direto dos investimentos que estamos realizando no município, não só na área de segurança, com a ampliação e valorização da Guarda Municipal, videomonitoramento, mas, também, nas áreas sociais, com a melhoria da infraestrutura, limpeza urbana, saúde, educação e assistência social”, destaca o prefeito Euclério Sampaio.
Para o secretário de Segurança e Ordem Social, Cláudio Victor, “a redução da violência no município também é fruto das ações articuladas e integradas com as demais forças de segurança, como as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal”, ponderou.