Se você achou que o frio tinha passado, é melhor separar o casaco. A previsão indica que a Grande Vitória pode enfrentar, nesta semana, as madrugadas mais geladas do ano, com temperatura mínima prevista de 14°C. Se esse cenário se confirmar, o frio deve ser ainda mais intenso do que o registrado no dia 20 de maio, quando a capital capixaba bateu o recorde de menor temperatura de 2025, com 17,9°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O frio não será exclusividade da Grande Vitória. Regiões serranas e do Sul do Espírito Santo terão amanheceres ainda mais gelados. Nos municípios de montanha, como Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e região do Caparaó, os termômetros podem despencar para 5°C na terça-feira (1º) e 7°C na quarta-feira (2). Na Região Sul, a previsão também aponta mínima de 8°C na terça e 7°C na quarta, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Madrugadas geladas e dias de céu limpo
O frio dos próximos dias é provocado pela atuação de um sistema de alta pressão, que mantém o tempo seco e impede a formação de nuvens. Isso garante dias de sol e céu aberto em quase todo o Espírito Santo. Apenas o litoral norte pode ter chuva passageira na madrugada e manhã desta terça-feira, por influência dos ventos que sopram do oceano.
Ao longo do dia, as temperaturas sobem, e as máximas devem ficar entre 26°C e 30°C, dependendo da região. Mas o frio volta a ganhar força nas madrugadas, especialmente nas regiões de maior altitude e no entorno da Grande Vitória.
Frente fria muda o tempo
Se os primeiros dias de julho serão de céu limpo e madrugadas geladas, o cenário começa a mudar na quinta-feira (3). Uma frente fria se aproxima do litoral capixaba, trazendo mais nuvens e aumentando a possibilidade de chuva fraca em todas as regiões, embora menos frequente no Norte e Noroeste do estado.
Na sexta-feira (4), o tempo segue instável, com o céu encoberto e possibilidade de chuva fraca ao longo do dia, principalmente nas regiões Sul, Serrana e na Grande Vitória. Além disso, o vento deve ficar mais forte no litoral, soprando com intensidade de fraca a moderada.