Anunciado como o maior obra cultural do Espírito Santo, o Cais das Artes, em Vitória, caminha para, finalmente, se tornar realidade. Após 15 anos de obras marcadas por paralisações, mudanças de gestão e entraves judiciais, o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) confirmou que o museu será inaugurado em dezembro deste ano.
Em abril deste ano, o governo do Estado informou que as primeiras atividades culturais no museu devem começar no início de 2026. Para isso, foi firmada uma parceria com a Organização dos Estados Íbero-Americanos (OEI), que ficará responsável por desenvolver a programação cultural do espaço.
O Cais das Artes será formado por dois blocos principais: o museu, com 3 mil metros quadrados, e o teatro, com 600 metros quadrados e pé direito de 25 metros, conectados por uma passarela elevada sobre um grande vão livre.
O projeto arquitetônico é assinado por Paulo Mendes da Rocha, um dos mais renomados arquitetos brasileiros, e prevê também cafeteria, restaurante, livrarias e uma praça aberta com vista para a baía de Vitória.
Novo polo cultural no ES
A proposta do Cais das Artes é ser mais do que um espaço expositivo. Na parte inferior do museu, está em construção um grande café, enquanto sob o teatro irá funcionar um restaurante com vista para o mar. A área externa será usada para eventos culturais ao ar livre.
O complexo também terá um edifício anexo para abrigar o setor administrativo e o acervo permanente de obras de arte, além de uma “praça-estacionamento”, que será dividida entre vagas para veículos e áreas de convivência com equipamentos de lazer.
O secretário estadual de Cultura, Fabrício Noronha, destacou o impacto do equipamento:
O Cais das Artes será um dos maiores atrativos culturais do Brasil. O projeto é grandioso, mas também pensado em integração com a paisagem e a vida urbana da capital, ressaltou.
O que terá no Cais das Artes?
- Museu com cinco salas expositivas, biblioteca, auditório para 225 pessoas, cantina e cafeteria
- Teatro com capacidade para 1.250 pessoas
- Restaurante e café com vista para a Baía de Vitória
- Praça externa para exposições e eventos ao ar livre
- Estacionamento com área de lazer
- Edifício anexo para acervo e área administrativa