Para marcar o Dia da Luta da População em Situação de Rua e também o Dia do Voluntariado, a Prefeitura de Rio das Ostras, junto com a sociedade civil organizada, realizou uma Ação Social, no Centro da Cidade. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Assistência Social, com apoio de outras instâncias municipais, instituições privadas e da sociedade civil, levou uma série de serviços e benefícios para esse público, como atendimentos de saúde complementares, serviço social, além de alimentos e roupas.
Entre os serviços disponibilizados estavam os relativos ao Cadastro Único (CAD-Único), com orientações e agendamento para os serviços de inclusão, Banco de Empregos, e ainda de estética e higiene, incluindo corte de cabelo, barbeiro e design de sobrancelhas. Dentro dos atendimentos de saúde houve aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação e outros.
O secretário de Assistência Social, Carlos Correia, disse que a Ação faz parte de um terceiro momento do trabalho do Município voltado para a população em situação de rua.
“Essa é a terceira etapa da gestão que estamos fazendo com esse público. Em um primeiro momento foi feito um Choque de Ordem, em um segundo, chamamos as instituições para perto e agora esse, em que estamos conseguindo, graças a essas parcerias, acolher essas pessoas em estado extremo de vulnerabilidade”, explicou.
Fizeram parte também da iniciativa a Escola de Enfermagem Destaque, a ONG Rede Semeadura e igrejas do Município.
VACINAÇÃO – As equipes de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, fizeram parte do evento fazendo aferição de pressão, testes de glicose, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs e aplicando vacinas. Também esteve presente a equipe de Educação em Saúde, que orientou a comunidade quanto aos cuidados pessoais e de higiene com o ambiente para prevenir doenças.