Em celebração ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher, os servidores do Procon de Cachoeiro de Itapemirim participaram, nesta sexta-feira (15), de uma ação simbólica: foram ao trabalho vestidos com roupas nas cores da campanha.
O ato contou com a presença do vice-prefeito Júnior Correa, do secretário Municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos, Parraro Sherrer, e do secretário municipal de Administração, Rogério Athayde.
Mensagens de conscientização
O coordenador executivo de defesa do consumidor, Ricardo Fonseca, destacou a importância da mobilização:
“É fundamental promover discussões acerca do assunto, destacando a importância do respeito, da igualdade de gênero e da construção de relações saudáveis.”
A gerente de atendimento do órgão, Noemi Falsoni, reforçou o papel da campanha no incentivo às denúncias:
“Apoiar a causa é estimular as denúncias em casos de violência e fortalecer a rede de proteção, assim como o atendimento às mulheres nessas situações.”
O simbolismo do lilás
A cor lilás foi escolhida para simbolizar a luta pelo fim da violência contra a mulher, representando esperança, dignidade e respeito. A mobilização também reforça a importância da Lei Maria da Penha, que em 2025 completa 19 anos de vigência, sendo um dos principais instrumentos legais de proteção às mulheres.
Atendimento do Procon
Além de apoiar causas sociais ao longo do ano, o Procon de Cachoeiro segue à disposição da população para orientações e registro de reclamações sobre relações de consumo.
📌 Atendimento:
- Segunda a sexta, das 8h às 16h
- Reclamações online: procon.cachoeiro.es.gov.br/reclamacao-online
- Agendamento: agendamento.cachoeiro.es.gov.br
- Telefone: (28) 3199-1710