segunda-feira, dezembro 8, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Início Site

Praia Clube e Osasco estreiam terça no Mundial de Clubes de Vôlei

0

O Mundial de Clubes de Vôlei Feminino começa nesta terça-feira (9) em São Paulo com dois times brasileiros entre os oito participantes: Praia Clube (MG) e Osasco (SP). O primeiro a estrear no Ginásio Pacaembu será o clube mineiro, atual campeão sul-americano, que enfrentará o Zamalek (Egito), a partir das 10h (horário de Brasília), pelo Grupo B. Já o Osasco, vencedor da Superliga 2024/25, entrará em quadra às 20h30 contra o Alianza Lima (Peru) – estreante no torneio – na primeira rodada do Grupo A.  Os jogos terão transmissão ao vivo na VBTV, streaming da Federação Internacional de Vôlei.

Além do Brasil, a Itália também compete com dois times: o atual campeão Conegliano, que tem no elenco a ponteira da seleção Gabi Guimarães, e o Scandicci, pela primeira vez na competição. Os demais participantes são o Zhetysu (Cazaquistão) e o Orlando Valkyries (Estados Unidos).

Na primeira fase da competição os quatro clubes de cada chave jogam entre si (turno único). Os dois melhores de cada grupo avançam à semifinais (13 de dezembro).  A decisão do título ocorrerá em 14 de dezembro (um domingo), às 16h30.

O Osasco busca o segundo título mundial – o primeiro foi conquistado em 2012. Já o Praia Clube sonha em levantar a taça pela primeira vez na história. O clube mineiro terminou em quarto lugar em três das seis vezes em que competiu. O Brasil foi campeão com outras duas equipes: Sadia (1991) e do Sorocaba (1994).

Grupos

CHAVE A

Osasco 

Zhetysu (Cazaquistão)

Scandicci (Itália)

Alianza Lima (Peru)

CHAVE B

Conegliano (Itália)

Praia Clube 

Zamalek (Egito)

Orlando Valkyries (EUA)

Programação

Terça-feira (9)

10h – Praia Clube x Zamalek

13h30 – Conegliano x Orlando

17h – Zhetysu x Scandicci

20h30 –  Osasco x Alianza Lima

Quarta (10)

10h – Praia Clube x Orlando

13h30 – Zhetysu x Alianza

17h – Conegliano x Zamalek

20h30 – Osasco x Scandicci

Quinta (11)

10h –  Zamalek x Orlando

13h30 – Conegliano x Praia Clube

17h – Scandicci x Alianza

20h30 – Osasco x Zhetysu

Sexta (13)

13h – semifinal 1

16h30 – semifinal 2

Sábado (14)

13h –  disputa por medalha de bronze

16h30 – decisão do título


Com Arnaldinho na disputa, Ferraço fica em primeiro lugar passando Pazolini na estimulada

0

Ao todo, quatro cenários foram testados. Em um primeiro panorama, Pazolini aparece com 30% das intenções de voto, em empate com Ferraço. Em outro cenário, com Arnaldinho na disputa, Ferraço surge com 33%, enquanto Pazolini registra 30% e o prefeito de Vila Velha, 13%

Já em um último cenário, sem Pazolini, Paulo Hartung empata com Ferraço, ambos com 32% das intenções de voto.

A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre os dias 2 e 3 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Itapemirim conquista o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública 2025

0

O município de Itapemirim alcançou uma conquista inédita na história da administração pública local ao receber, pela primeira vez, o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) – Edição 2025, iniciativa conduzida pela Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. O reconhecimento destaca o compromisso da atual gestão com a transparência, a governança responsável e o fortalecimento dos mecanismos de controle social.

O Selo Ouro é concedido aos entes públicos que atendem a um conjunto robusto e detalhado de critérios que vão além do cumprimento da legislação. A avaliação do PNTP abrange aspectos como a clareza das informações disponibilizadas no portal de transparência, atualização de dados, acessibilidade, divulgação de contratos, convênios, receitas, despesas, pessoal, programas governamentais e instrumentos de participação social.

A edição de 2025 se destacou pelo recorde nacional de mais de 10 mil portais públicos avaliados em todo o Brasil. Nesse cenário competitivo e altamente técnico, Itapemirim alcançou um novo patamar, conquistando uma das certificações mais relevantes do país em matéria de transparência.

Natal Iluminado: aberta a temporada mágica do Natal em Presidente Kennedy

Praça Manoel Fricks Jordão recebeu famílias inteiras para celebrar o acendimento das luzes e dar início às festividades natalinas


A temporada mais mágica do ano está oficialmente aberta em Presidente Kennedy. Em uma noite repleta de encanto, a Praça Manoel Fricks Jordão ganhou vida com a presença de centenas de famílias que se reuniram para acompanhar o tradicional acendimento das luzes de Natal.


O brilho das luminárias tomou conta do espaço e iluminou não apenas a praça, mas também o olhar de crianças, jovens e adultos que fizeram do momento um verdadeiro espetáculo de união, alegria e esperança. De mãos dadas, famílias inteiras se emocionaram ao ver a magia natalina transformar a paisagem e anunciar a chegada de um novo tempo de celebração.


A cada luz acesa, parecia que um capítulo de sonhos se renovava. O clima festivo tomou conta da cidade, marcando o início de um período especial, em que a solidariedade, a fé e o espírito de confraternização ganham ainda mais força.


Com a abertura oficial da programação, Presidente Kennedy dá boas-vindas ao Natal, desejando que esta época ilumine cada lar com paz, amor e boas recordações. A magia está no ar e começa aqui.

Ciclone extratropical deve alcançar o Brasil com ventos de até 130 km/h e chuvas fortes — veja os estados em alerta

Um novo ciclone extratropical se formará sobre o Sul do Brasil entre segunda (8) e terça-feira (9) e deve provocar uma onda de tempestades que abrange várias regiões do país. O sistema será acompanhado de rajadas de vento de até 130 km/h, chuvas que podem acumular mais de 100 mm, queda de temperatura e risco de alagamentos. As áreas mais afetadas devem ser o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Tempo.com | Meteored+2Terra+2

Quando e como o sistema se forma

  • A partir de segunda-feira (8), uma área de baixa pressão começa a se aprofundar sobre o Sul, especialmente sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Tempo.com | Meteored+1
  • Na madrugada de terça-feira (9), o ciclone deverá se configurar de vez. O centro do sistema estará sobre o Sul gaúcho e, conforme se desloca em direção ao oceano, os efeitos climáticos se espalham.

Onde os impactos já são esperados

  • Região Sul: chuvas fortes, ventos intensos e risco de tempestades severas — com rajadas que podem ultrapassar 120–130 km/h e acumulados de chuva entre 100 mm a 150 mm. Isso aumenta a probabilidade de enchentes, alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e destelhamentos.
  • Sudeste e Centro-Oeste: a frente fria associada ao ciclone pode levar chuvas localizadas, com temporais e ventos fortes, especialmente em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás.

Atenção especial a capitais e áreas vulneráveis

Em estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as rajadas de vento no litoral e nas áreas serranas devem ser mais fortes — o que eleva o risco de tornados ou fenômenos como downbursts (fortes correntes de vento descendentes).

Já as capitais e regiões metropolitanas devem ficar alertas para quedas de energia, interrupção de serviços e prejuízos estruturais. Especialistas alertam que o impacto será maior em áreas com construções frágeis e terrenos vulneráveis a alagamentos.

Recomendações para a população

Evite transitar por rodovias ou regiões de risco, principalmente áreas de encosta ou prone a alagamento.

Evite deixar objetos soltos ou caminhões/parceiros à mercê dos ventos.

Em caso de chuva intensa ou vento forte, procure abrigo e evite áreas abertas.

Acompanhe boletins meteorológicos e os avisos oficiais.

CNU ocorre sem problemas e 80% dos candidatos comparecem à prova

0

A prova discursiva da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) foi aplicada neste domingo (7) para 42 mil candidatos em 228 municípios. O certame oferece 3.652 vagas para 32 órgãos públicos. 

Do total de inscritos, 80% compareceram às provas, sendo de 20% a abstenção total do CNU 2025, ou seja, 8,5 mil candidatos que passaram na primeira prova não compareceram à discursiva. Na primeira etapa do concurso, em setembro, a ausência foi de 42,8%.  

Os resultados preliminares com o espelho da correção da prova de hoje serão publicados no dia 23 de janeiro. Os recursos poderão ser apresentados entre 26 e 27 de janeiro. 

A lista dos aprovados está prevista para ser publicada no dia 20 de fevereiro. 

Em entrevista coletiva, após o final da prova em Brasília, a ministra da Gestão e Inovação (MGI), Esther Dweck, comemorou o sucesso na aplicação do exame.

“As provas chegaram nos locais sem nenhuma intercorrência. Tudo ocorreu muito tranquilamente. E a gente vai poder começar a correção em breve. A tranquilidade é fruto justamente de um planejamento”, disse Esther.

As maiores abstenções foram registradas no Acre (27%), Amazonas (26%), Espírito Santo (26%), em Rondônia (26%) e Santa Catarina (26%). Os estados com o menor nível de abstenção foram o Distrito Federal (15%), Piauí (17%) e Rio Grande do Sul (17%).

“Essa previsão [de abstenção] está dentro do esperado para um concurso que tem duas provas. Foi uma abstenção bem menor do que no CPNU 1 e bem abaixo da média dos concursos em geral. Então, a gente ficou muito feliz porque isso reforça a consolidação de um modelo de concurso”, completou a ministra.

Ao todo, entre 2023 e 2026, o governo federal terá convocado 22 mil pessoas para a administração pública, excluindo as universidades e os institutos federais, que têm a renovação das vagas feita pelo Ministério da Educação (MEC).

A ministra Esther Dweck reconheceu que o total de chamados durante esse terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está aquém do necessário uma vez que, em dez anos, cerca de 180 mil servidores deixaram o serviço público.

Mesmo assim, ela ponderou que as 22 mil vagas preenchidas no atual governo fortalecem o setor.

“Quando o presidente Lula voltou no seu terceiro mandato, a gente observou certa incapacidade do Estado brasileiro de fazer políticas públicas. Não só [por causa] da carência de pessoas, mas a própria carência de instrumentos e de vontade política na condução de políticas públicas. A gente está retomando isso. O ministério foi criado com o objetivo de recuperar as capacidades do Estado brasileiro”, explicou.

O MGI estima que, nos próximos 10 anos, a União deve perder 180 mil servidores que vão se aposentar. Esther avaliou que o ideal, seria um Concurso Público Nacional Unificado a cada dois anos.

“Desde que a gente pensou [o CPNU], ele deveria ser, no mínimo, a cada dois anos. Sempre vejo o modelo do Itamaraty como ideal, que é uma entrada de pouca gente todo ano. É muito bom para a administração pública ter certa previsibilidade. Está sempre entrando gente nova, não ter descontinuidade”, comentou.

Mulheres

A maioria dos classificados para essa 2ª etapa do CPNU foi de mulheres, que representaram 57,1% do total de inscritos, sendo 42% de homens. A ministra Esther Dweck afirmou que essa diferença ocorreu por causa da política de equiparação de gênero entre a 1ª e 2º fase do concurso.

A equiparação obriga que, sempre que há um número maior de homens para uma determinada prova, o MGI convoque mais mulheres para igualar o número de candidatos de ambos os gêneros.

“Se não houvesse equiparação, em vez de 57% de mulheres e 42,9% de homens, a gente teria tido 50% de homens e 49% de mulheres. Então, a proporção seria bem diferente”, comentou.

Próximas prazos do CNU 2025

De 8 a 17 de dezembro – período para caracterização de deficiência e confirmação e verificação das vagas de pessoas negras, indígenas e quilombolas.

8 de janeiro – resultado preliminar de avaliação de títulos.

9 a 12 de janeiro – Prazo de recurso para avaliação de títulos

15 de janeiro – resultado preliminar das bancas de avaliação de autodeclaração para pessoas negras, indígenas e quilombolas.  

16 a 19 de janeiro – Prazo de recurso da avaliação de pessoas negras, indígenas e quilombolas e de caracterização de pessoa com deficiência.

23 de janeiro – nota preliminar da prova discursiva e divulgação do espelho de correção.

26 e 27 de janeiro – Prazo para recursos da prova discursiva.

20 de fevereiro – publicação da lista dos aprovados de vagas imediatas e lista de espera. Início do processo de três chamadas.

16 de março – data final após as três chamadas e início das convocações para os cursos de formação ou para posse. 

Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a RS 20 milhões

0

Ninguém acertou as seis dezenas do Concurso 2.948 da Mega-sena, sorteadas nesse sábado (6) a noite em São Paulo. O prêmio para o próximo concurso, na terça-feira (9), fica acumulado em R# 2o milhões. 

As dezenas sorteadas foram 06 – 24- 37- 52 – 53- 58.

Quarenta e dois apostadores acertaram a quina e vão receber, cada um, R$ R$ 42.694,24. Os 2.726 acertadores da quadra terão o prêmio individual de R$ R$ 1.084,28.

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) do dia do concurso em qualquer lotérica do país ou por meio do site e aplicativo Loterias Caixa, disponíveis em smartphones, computadores e outros dispositivos.


Operação Codajás completa 30 anos

0

Responsável pelo abastecimento de combustível, em especial de gás liquefeito de petróleo (GLP) durante o período de seca nos rios da Amazônia, a operação Codajás completou este mês de dezembro 30 anos de trabalho. A ação, que também assegura a continuidade da produção de petróleo e gás natural em Urucu/Coari, garante que gás de cozinha chegue à população da região Norte. Somente no período de setembro e outubro, foram escoadas mais de 60 mil toneladas de GLP e 129 mil metros cúbicos de petróleo de Urucu, a partir do terminal de Solimões, no Amazonas.

A operação, realizada pela Petrobras em parceria com a sua subsidiária, Transpetro, conta com um comitê técnico formado por representantes das duas empresas e da Marinha do Brasil, que monitora diariamente os níveis dos rios em Iquitos, Manaus e Coari. Em outubro, foram realizadas medições no Rio Solimões, entre Codajás e Coari, e sondagens na Enseada do Rio Madeira, no Rio Amazonas.

Para executar suas ações, a Codajás conta este ano com quatro navios selecionados para atuar com dedicação exclusiva à operação de 2025, dos quais, dois são operados pela Transpetro: Jorge Amado e Gilberto Freyre. A operação também dispõe de embarcações de calado reduzido, mobilizadas para atravessar pontos de menor profundidade. Todas as operações ocorreram em Manaus, sem necessidade de transbordo em Codajás ou Itacoatiara, graças à manutenção das condições de navegabilidade nos pontos críticos.

“Graças às ações coordenadas por esse grupo, foi possível atravessar o período com a manutenção da produção de petróleo, estoques de produtos em níveis adequados e atendimento pleno aos compromissos com o mercado de GLP”, informou a Petrobras.

Segundo a empresa, o fato das ações incluírem também o petróleo e o gás natural contribuem para a segurança energética da região, uma vez que o gás natural é utilizado para o abastecimento das termelétricas que abastecem Manaus, sétima capital mais populosa do país. Vale lembrar que gás natural produzido na região é responsável pela geração de energia para mais de 50% do estado do Amazonas.

Em 2024, durante a maior seca da Amazônia em 74 anos, a Codajás transportou mais de 16 mil toneladas de GLP em 21 operações com cinco navios gaseiros dedicados à região.

Segundo o diretor de Transporte Marítimo da Transpetro, Jones Soares, ao longo dessas três décadas, a operação tem se adaptado às variações climáticas e geográficas da Amazônia.

“Ao longo de três décadas, temos superado as condições impostas pela vazante dos rios amazônicos com soluções tecnológicas e seguras. E mesmo em anos com menor impacto da vazante, como 2025, seguimos com planejamento, monitoramento e ações preventivas. Estamos sempre prontos para viabilizar o suprimento do gás de cozinha para a população da Região Norte, sem interrupções”, afirmou Jones.

Guarapari passa a cobrar taxa para ônibus de excursão, que terão que ficar em estacionamentos públicos após passarem por barreiras sanitárias

0

A cidade de Guarapari começou a adotar as novas regras para a entrada de veículos de turismo no município. Dentre as determinações estão taxas de cobrança para ônibus de turismo e excursão, que está em fase de implantação, e também a proibição de que esses veículos acessem a cidade trazendo itens como: fogões, botijões de gás, geladeiras e até alimentos.

A prefeitura explicou que as medidas, que fazem parte do Projeto Ruas Livres, passam a exigir uma tarifa de R$ 60,79 para os veículos de excursão estacionarem no novo estacionamento público municipal.

Já a taxa de embarque e desembarque (R$ 8,50 cada), R$ 17 ao todo, ainda não é cobrada e passará a valer após o período de transição, afirmou a prefeitura.

O decreto com as regras foi publicado nesta quinta-feira (4). Em nota, o município argumentou que não existe taxa de turismo em Guarapari, pois o turista não paga para entrar e permanecer na cidade. As novas tarifas, segundo explicação da prefeitura, são exclusivas para os veículos de turismo e excursão.

O veículo poderá deixar os turistas na casa de aluguel ou ponto de hospedagem e, em seguida, seguirá obrigatoriamente para o estacionamento público.

O turista é muito bem-vindo na nossa cidade. Esses veículos já pagavam outros estacionamentos que não eram legalizados. O que muda é que teremos o estacionamento público”.Rodrigo Borges, prefeito de Guarapari

Ainda de acordo com a prefeitura, o novo estacionamento público de Guarapari contará com estrutura completa de apoio, incluindo banheiros, segurança e serviços essenciais.

Como os ônibus de turismo costumam transportar cerca de 45 passageiros, o custo individual para cada turista é de aproximadamente R$ 1,33.

A prefeitura destacou que o valor arrecadado será revertido ao município e destinado a subsidiar o transporte público, com melhorias como a ampliação da frota.

Brasil avança para quartas no Mundial de handebol feminino

0

O Brasil derrotou Angola pelo placar de 32 a 26, nesta sexta-feira (5) em Dortmund (Alemanha), e garantiu a classificação antecipada para as quartas de final do Campeonato Mundial de handebol feminino.

Com o triunfo desta sexta, a seleção brasileira chegou à quinta vitória na competição, mantendo 100% de aproveitamento. Na estreia do Mundial, a seleção de Cristiano Silva derrotou Cuba por 41 a 20. Depois o compromisso foi com a República Tcheca, com a seleção brasileira triunfando pelo placar de 28 a 22. Em seu último compromisso pela primeira fase, o Brasil bateu a Suécia por 31 a 27. Já a estreia na segunda fase foi um triunfo de 32 a 25 sobre a Coreia do Sul.

Ainda pela segunda fase, o Brasil volta a entrar em ação no próximo domingo (7), quando medirá forças com a Noruega a partir das 16h30 (horário de Brasília).


plugins premium WordPress