quarta-feira, dezembro 17, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Início Site

Marcelo Santos destaca protagonismo da Ales em balanço de 2025

0

Em entrevista para a TV Ales sobre o balanço das ações realizadas em 2025 o presidente Marcelo Santos (União) deu ênfase à retomada do protagonismo da Assembleia Legislativa (Ales) nessa legislatura, característica que, nas palavras dele, não deve ser maior (nem menor) do que o dos outros poderes. “A Assembleia não é carimbadora de projeto”, frisou.

Seja “construindo pontes” ou “abrindo portas”, o parlamentar ilustrou os esforços empreendidos para garantir uma relação harmônica com outros poderes e instituições públicas, setores da sociedade e até mesmo entre os deputados, colocando o Legislativo estadual como exemplo a ser seguido pelo Congresso Nacional. 

A viabilização de “cultura do diálogo” mesmo entre parlamentares de ideologias diferentes tem permitido entregas para a população, justamente o oposto do que se observa em Brasília, analisa o deputado. Segundo ele, a falta de coesão dos representantes da Câmara e do Senado impedem que temas importantes, com a segurança pública, sejam apreciados. 

“Se nós tivéssemos a competência legal de legislar, pode ter certeza que a Assembleia já teria feito alterações nas leis penais”, revela o presidente. Mas é competência do Congresso Nacional. E o que que ele faz? Ele debate a ideologia partidária”, critica.

Na entrevista de fim de ano, Marcelo Santos também falou de iniciativas realizadas pela Assembleia Legislativa, como a abertura com concurso público, o Projeto Arranjos Produtivos, que chega a dois anos de existência; a Escola de Formação Política, medida iniciada neste ano; além da 1º Corrida da Cidadania, que deve integrar o calendário oficial da Casa. 

Qual o balanço desse ano em relação ao protagonismo da Assembleia Legislativa?

Durante um bom tempo a Assembleia deixou de exercer plenamente a sua atividade, perdendo assim o protagonismo, que não é o maior, mas também nunca poderia ser menor de qualquer outro poder. Cada poder tem o seu trabalho, tem sua ação, tem o seu campo de atividade, e por conta da não atividade com afinco da Assembleia durante um bom tempo, ela deixou de ser uma grande protagonista para a sociedade e nós retomamos esse protagonismo. Isso significa que a Assembleia não é carimbadora de projeto, seja do governo seja de outros poderes e instituições. 

O protagonismo da Assembleia é coletivo e nós somos uma ponte. Uma ponte muito importante que liga Assembleia com os interesses da sociedade e essa ponte nós jamais deixaremos de tê-la porque é ela que nos liga com a sociedade, então o protagonismo da Assembleia, retomado enquanto eu estou na presidência, é justamente isso, na relação institucional entre os poderes, é uma ponte importante, na relação institucional com o setor privado, outra ponte importante. Mas a maior ponte que nós temos, que ela não pode nunca quebrar, é a ponte com a sociedade.

No ano passado o sr. falou que uma das principais metas para 2025 era o concurso público, que saiu do papel e recebeu milhares de inscritos. Qual a satisfação?

Muito importante porque o objetivo do concurso público não é o concurso pelo concurso. A ideia é fortalecer as comissões, principalmente. Tem várias áreas, mas as comissões são o ponto focal do nosso concurso. Quando eu tenho uma comissão fortalecida, com profissionais capacitados que vão subsidiar, por exemplo, os parlamentares e a comissão na elaboração de projetos, na avaliação de matérias que chegaram aqui, para construir, por exemplo, discursos, artigos importantes para o parlamentar, para inclusive, fazer um debate, então são mais pessoas que vão entrar aqui na Assembleia, que vão fortalecer o papel da Assembleia (…).

Valorizo muito os servidores, muito. Porque eles, estimulados, quando ele entende que há um reconhecimento do chefe do poder para com eles nas mais diversas áreas, ele naturalmente, é um estímulo para que ele possa produzir mais e melhor e é isso que os servidores têm feito comigo aqui (…).

Queria que o sr. deixasse para a população uma mensagem do que esperar para 2026.

Pode esperar muito, muito mais resultados. A Assembleia tá turbinada, com adrenalina, para poder fazer a maior entrega, finalizando aí o ano legislativo de 2025 com chave de ouro, 26 muito mais ainda.  É uma legislatura que eu posso dizer que é a legislatura melhor de todos os tempos, com entrega, com diálogo, com participação efetiva da sociedade. Eu quero aproveitar e desejar é um Feliz Natal para você que buscou tanto realizar alguns sonhos e muitas das vezes a gente desiste no primeiro quebra-mola que você encontra na sua avenida. Eu já tive vários quebra-molas na vida, muitos deles eu não consegui passar, mas não eu não esmoreci e eu continuei perseguindo o sonho de transformar aquilo que eu entendi que era bom para minha vida pessoal, para minha família, mas também pra minha vida política eleitoral, realizar sonho de melhorar a vida das pessoas. (…)

Espírito Santo segue em alerta vermelho para alagamentos e deslizamentos; veja cidades

0

Espírito Santo segue sob a vigência de três novos alertas metereológicos que foram emitidos nesta quarta-feira (17), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um dos alertas é indicado pela cor vermelha, que significa grande perigo para acumulado de chuva.

Os avisos são vigentes até as 10h desta quinta-feira (18) e alertam para a previsão de: chuvas volumosas resultando em alagamentos, transbordamentos de rios, deslizamentos de encostas, corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores.

Confira as cidades com alerta vermelho:

  1. Alegre
  2. Apiacá
  3. Atílio Vivacqua
  4. Bom Jesus do Norte
  5. Cachoeiro de Itapemirim
  6. Castelo
  7. Divino de São Lourenço
  8. Dores do Rio Preto
  9. Guaçuí
  10. Ibatiba
  11. Ibitirama
  12. Irupi
  13. Itapemirim
  14. Iúna
  15. Jerônimo Monteiro
  16. Marataízes
  17. Mimoso do Sul
  18. Muniz Freire
  19. Muqui
  20. Presidente Kennedy
  21. Rio Novo do Sul
  22. São José do Calçado
  23. Vargem Alta

Ministras pedem que violações contra idosos sejam denunciadas

0

Na abertura da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, as ministras Macaé Evaristo, dos Direitos Humanos e Cidadania e Márcia Lopes, das Mulheres, na terça (16), em Brasília (DF), defenderam a importância de que violações contra idosos sejam denunciadas pela sociedade. A conferência segue até sexta (19).

As autoridades destacaram que há mais de 35 milhões de idosos no Brasil e que necessitam de rede de proteção.

“Nesse esforço, garantimos prioridade no atendimento das denúncias de violência contra pessoas idosas na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos”, disse Macaé Evaristo.

Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100. A ministra destacou que o envelhecimento da população brasileira é uma conquista social e que exige respostas do Estado, cuidado, serviços públicos e garantia de direitos.

A ministra Márcia Lopes anunciou, no evento, a criação do fórum nacional de mulheres idosas.

“Pessoas idosas exigem dignidade, respeito e acesso a políticas públicas”, afirmou. Ela destacou a necessidade de superar os flagelos da sociedade por uma camada da população que exigem proteção.

Desigualdades

Macaé Evaristo apontou que persistem diferenças significativas entre mulheres e homens idosos. Ela acrescentou que pessoas idosas brancas recebem, em média, 65% a mais do que pessoas idosas pretas e pardas.

“Mulheres idosas com ensino superior têm três vezes mais chance de permanecer no mercado de trabalho do que aquelas mulheres da mesma idade, sem instrução ou com ensino fundamental incompleto”, disse Macaé.

O secretário nacional dos direitos da pessoa idosa, Alexandre da Silva, entende que o País tem evoluído na garantia de direitos, mesmo em um cenário “repleto de desafios”.

O evento, segundo ele, deve ser de escuta a fim de evidenciar os problemas e as violações que ocorrem em todas as regiões do país.

 

Servidores do Estado receberão o pagamento do salário e do abono no próximo dia 23

0

O salário dos mais de 95 mil servidores do Poder Executivo do Estado, entre ativos e inativos, referente ao mês de dezembro, será depositado no próximo dia 23 de dezembro.

Nessa mesma data, também será pago o abono salarial de R$ 2,5 mil aos profissionais ativos da Rede Estadual de Ensino e de R$ 1,2 mil aos demais servidores.

Os profissionais que fazem aniversário em dezembro, os celetistas e os que trabalham em regime de Designação Temporária (DT) também recebem o 13º salário neste mês.

Casagrande convoca coletiva e deve concretizar apoio a Ricardo Ferraço

0

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), deve anunciar nesta quinta-feira (18) seu candidato à sucessão ao governo do Estado. Será o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB). Anúncio será em coletiva de imprensa no Palácio Anchieta convocada pelo próprio governador na qual ele vai tratar sobre o balanço de resultados alcançados pelo Executivo em 2025. 

Espírito Santo já tem mais de 4,5 mil instrutores de trânsito. Confira as regras

0

Entre as mudanças propostas pelo Ministério dos Transportes para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está a possibilidade de que as aulas práticas de direção sejam ministradas por instrutores autônomos, sem vínculo obrigatório com uma autoescola. Só no Espírito Santo, são mais de 4,5 mil instrutores cadastrados e aptos a exercer a profissão.

A medida amplia as oportunidades de atuação para profissionais da área e oferece mais opções aos candidatos que buscam aprender a dirigir. Para ingressar nesse mercado, o primeiro passo é verificar se o interessado atende aos requisitos básicos e realizar o curso específico de formação. A capacitação é obrigatória para a obtenção da Carteira de Identificação Profissional de instrutor autônomo e será disponibilizada gratuitamente no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O curso de formação dos instrutores autônomos inclui conteúdos voltados ao desenvolvimento de habilidades pedagógicas, ao domínio da legislação de trânsito e à condução responsável. Ao final da capacitação, os participantes passam por uma prova de avaliação e, se aprovados, recebem o certificado de conclusão.

Os veículos, carro ou motocicleta, sejam do instrutor ou do aluno, devem atender às exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre os critérios estão estar dentro do limite de anos de fabricação permitido e possuir identificação de veículo de ensino, como adesivo específico.

Autorização e contratação

Após concluir o curso de formação, o instrutor precisa ser autorizado pelo Detran para exercer a atividade. Com a liberação, o profissional passa a ter seu nome registrado junto ao Ministério dos Transportes. Pelos sites dos órgãos oficiais, os cidadãos poderão verificar se o instrutor que oferece aulas, inclusive em redes sociais, está devidamente habilitado.

Também por meio eletrônico será possível consultar horários e locais disponíveis para as aulas, conforme as regras estabelecidas pelo Detran de cada estado. Em nota, o Detran-ES informou que está realizando ajustes em seus sistemas internos para integrá-los às mudanças de procedimentos previstas pela referida resolução. Uma vez que se faz necessária adequações nos sistemas digitais do órgão para garantir a aplicação de modo seguro das medidas publicadas.

Fiscalização e documentos

Os instrutores autônomos estarão sujeitos à fiscalização dos órgãos de trânsito, que podem realizar inspeções a qualquer momento para verificar o cumprimento da legislação.

Durante as aulas práticas, o profissional deve portar obrigatoriamente:

  • CNH válida;
  • Credencial ou crachá de instrutor emitido pelo órgão competente;
  • Licença de Aprendizagem Veicular;
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Associação de autoescola preocupada 

À reportagem do portal ES360, o presidente da Associação de Autoescolas do Espírito Santo, José Rios, disse que a alteração nas regras para credenciar um instrutor causa preocupação com a qualidade da formação dos novos condutores.

Ele alerta que, com a desobrigação das autoescolas, há relatos de pessoas utilizando veículos particulares para ministrar aulas, sem estrutura adequada ou qualificação técnica, o que já estaria resultando em acidentes. Para ele, a medida pode provocar uma queda significativa na qualidade da habilitação e comprometer a segurança no trânsito. “Hoje a pessoa pode pegar um carro particular e ser um instrutor, não tem uma capacitação, o que pode causar até acidentes graves. A gente tem relatos de pessoas se cadastrando sem a mínima formação”, destacou.  

Baixo Guandu adota sistema e-Docs e avança na digitalização da gestão pública

O município de Baixo Guandu deu mais um passo rumo à modernização administrativa ao realizar, nesta segunda-feira (15), uma reunião com o prefeito, secretários municipais e representantes do Governo do Estado do Espírito Santo para tratar da implantação do sistema e-Docs. A iniciativa marca a entrada do município no grupo das cidades capixabas que adotam a tramitação totalmente digital de documentos e processos.

A ação é conduzida pela Secretaria Municipal de Administração, em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (SEGER), o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e o Prodest. Com a adesão, Baixo Guandu passa a ser o 24º município do Espírito Santo a integrar o Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (e-Docs).

Apresentação técnica e alinhamento

Durante o encontro, representantes do Estado apresentaram as funcionalidades da plataforma e alinharam os procedimentos para a implementação do sistema no município. Participaram da reunião Denis Marchiori, gerente de Transformação Digital do Arquivo Público do Estado; Werllison Miranda, representante da SEGER; e Maikon Linhaus Reis, da SUBGES.

O e-Docs permite a criação, tramitação, assinatura e arquivamento digital de documentos, eliminando o uso de papel e tornando os processos administrativos mais eficientes.

Mais agilidade, segurança e transparência

Segundo a administração municipal, a adoção do sistema vai garantir maior agilidade nos fluxos internos, além de mais segurança, transparência e organização na gestão pública. A expectativa é que a digitalização contribua para a melhoria do atendimento ao cidadão e para a redução de custos operacionais.

A implantação do e-Docs seguirá um cronograma definido entre o município e os órgãos estaduais parceiros, com capacitação de servidores e adaptação dos fluxos administrativos.

Catorze estados estão sob alerta para ventos e chuvas intensas

0

Catorze estados do país estão sob alerta para ventos moderados e grandes quantidades de chuva para a noite desta terça-feira (16). Veja a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET):

Amazonas

Alerta laranja na maior parte do estado – Chuvas intensas, perigo potencial.

Previsão de nuvens com pancadas de chuvas isoladas na noite desta terça.

50 a 100 milímetros de chuva.

Manhã e tarde de quarta-feira (17) com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Noite com pancadas e trovoadas.

Ventos fracos a moderados

Acre

Alerta laranja em todo o estado – Chuvas intensas e perigo potencial.

Previsão de pancadas de chuva e trovoadas nesta noite de terça.

50 a 100mm de chuva.

Ventos fracos

Amapá

Alerta amarelo na porção centro-oeste do estado – Chuvas intensas, perigo potencial.

Pancadas de chuva e trovoadas isoladas para esta noite. Manhã de quarta com muitas nuvens, mas sem chuva.

20 a 30mm de chuva.

Ventos fracos

Pará

Alerta amarelo na porção norte do estado e laranja na sul – chuvas intensas, perigo potencial.

Possibilidade de chuvas isoladas nesta noite. Tempo nublado na manhã de quarta.

50 a 100mm de chuva.

Ventos fracos.

Mato Grosso

Alerta laranja em todo o estado – chuvas intensas, perigo.

Pancadas de chuva e trovoadas isoladas por todo o estado. Manhã de quarta com chuvas isoladas.

50 a 100mm de chuva.

Ventos fracos.

Mato Grosso do Sul

Alerta laranja em todo o estado – Chuvas intensas, perigo.

Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

50 a 100mm de chuva.

Ventos fracos a moderados com rajadas.

Tocantins

Alerta amarelo e laranja – Chuvas intensas, perigo potencial, perigo.

Pancadas de chuva isoladas.

50 a 100mm de chuva.

Ventos fracos.

Goiás

Alerta laranja – Chuvas intensas, perigo.

Pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

50 a 100mm de chuva.

Ventos fracos.

Minas Gerais

Alerta amarelo e laranja – Perigo potencial, perigo

Pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Ventos fracos a moderados com rajadas.

50 a 100mm de chuva.

Manhã de quarta com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Ventos fracos a moderados.

São Paulo

Alerta laranja na maior parte do estado e vermelho na porção leste – Perigo e grande perigo.

Pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Chuva superior a 60mm ou acima de 100mm

Ventos fracos a moderados com rajadas.

Rio de Janeiro

Alerta Vermelho na porção centro-oeste do estado – Acumulado de chuva, grande perigo.

Muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas nesta noite de terça.

Chuva superior a 60mm ou acima de 100mm.

Ventos fracos a moderados com rajadas. Manhã de quarta com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Paraná

Alerta laranja no norte do estado e no litoral – Chuvas intensas, perigo potencial

Nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Ventos fracos a moderados com rajadas. Movimentação de dunas de areia na orla.

Santa Catarina

Alerta laranja no litoral – Perigo.

Sem chuva para esta noite de terça. Manhã de quarta com possibilidade de chuva isolada.

Ventos intensos no litoral, movimentação de dunas na orla.

Rio Grande do Sul

Sem chuva para esta noite. Manhã de quarta sem chuva.

Alerta amarelo e alerta laranja no litoral – Vendaval, ventos costeiros.

Vendaval em todo o estado. Ventos fraco a moderados com rajadas.

Nas áreas com alerta vermelho, o INMET recomenda:

– Que sejam desligados aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

– Observar alteração nas encostas.

– Permanecer em local abrigado.

– Em caso de inundação, proteja pertences em sacos plásticos.

Em caso de rajadas de vento, as recomendações são:

– Não se abrigar debaixo de árvores, que podem cair e sofrer descargas elétricas.

– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

– Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O telefone da Defesa Civil é 199. O dos bombeiros é 193.

 

Marataízes vai receber show nacional em janeiro: Dead Fish se apresenta no dia 30

0

A banda Dead Fish, hoje, com sede em São Paulo, vai se apresentar no dia 30 de janeiro, em Marataízes. O evento acontece no Mahalo, a partir das 20h, e a venda de ingressos já começou.

O grupo é considerado um dos maiores da cena alternativa brasileira, tendo gravado discos e DVD ao vivo pela MTV. Além do Dead Fish, outras três bandas locais abrem o evento: Ravengar, Chico Vin Diesel e Herbocinética.


A venda de ingressos está aberta e quem quiser é só acessar o https://zig.tickets/eventos/mahalo-clube-part-dead-fish e garantir o seu antecipadamente.

Serviço
Bandas: Chico Vin Diesel, Ravengar, Herbocinética e Dead Fish
Horário: 20h
Local: Mahalo (Street Bar)
Ingressos: https://zig.tickets/eventos/mahalo-clube-part-dead-fish

2025 é marcado por ampliações de serviços e redução no absenteísmo na Região Sul de Saúde

0

O ano de 2025 marcou uma mudança estrutural na organização da Rede de Saúde da Região Sul, com ampliação de serviços, fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), aceleração de diagnósticos e queda consistente do absenteísmo. O conjunto de ações transformou a forma como o cuidado chega ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) na região, garantindo mais acesso, resolutividade e eficiência.

Entre as ações, têm-se as teleconsultas, que ampliam o acesso e reforçam a resolutividade na região. “O caminho da teleconsulta é importantíssimo para levarmos saúde de alta complexidade aos municípios do interior. Assim, os pacientes não precisam se deslocar, por exemplo, para outras regiões, em busca de especialidades que, agora, estão bem mais perto de seus domicílios”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Neste ano, de janeiro a primeira quinzena de novembro, a Região Sul de Saúde realizou 5.039 teleconsultas, consolidando a modalidade como uma importante ferramenta de acesso rápido e qualificado às especialidades. No período, foram ofertados atendimentos em Psiquiatria (1.234), Cardiologia (555), Nefrologia (461), Angiologia (2.062), Dermatologia (593) e Ortopedia (134).

As ampliações de serviços e oferta também fazem parte do “Programa Saúde Mais Perto”, que tem como objetivo descentralizar e regionalizar os atendimentos especializados, facilitando o acesso da população e reduzindo as filas de espera. Entre as ações do Programa, está o Serviço Regionalizado de Atenção Oftalmológica, que passou a ser estruturado em 2025 na Região para atender desde casos simples até situações que exigem avaliação especializada.

O modelo funciona a partir dos encaminhamentos da Atenção Primária, com classificação de risco, agendamento regulado, realização de exames e acompanhamento clínico conforme cada necessidade. “Garantindo que o paciente receba o cuidado dentro do próprio território, sem precisar se deslocar para outras cidades”, explicou a superintendente de Saúde da Região Sul, Samilla Figueira.

Ao longo do ano, o serviço ofertou consultas especializadas, exames complementares e prescrição de óculos em diferentes municípios, ampliando o acesso e fortalecendo a prevenção visual. Somente em 2025, foram realizadas mais de 21.200 consultas, entregues 6.098 óculos e ofertados exames como Tomografia de Coerência Óptica (OCT), campimetria, retinografia, topografia e paquimetria.

Ampliação do serviço e comparecimento do usuário SUS

Concomitante à ampliação da oferta de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região Sul de Saúde, os usuários têm garantindo uma redução importante no número de faltas, isto é, o absenteísmo que é o não comparecimento do paciente a consultas ou exames agendados, gerando vagas ociosas, desperdício de recursos e atraso no atendimento de outros.

Nos últimos meses, o índice de absenteísmo caiu de 20,62% em agosto para 16,65% em setembro e atingiu 14,54% em outubro, mantendo-se abaixo do limite recomendado por três meses consecutivos e segue assim atualmente. Municípios como Alegre, Apiacá, Ibitirama, Irupi, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul permaneceram entre os menores percentuais de faltas do Estado. Foram mais de 76 mil consultas agendadas entre agosto e outubro, com redução de quase 2 mil faltas no período.

“Essa redução expressiva é resultado de uma atuação coordenada da Superintendência Regional de Saúde, que transformou o enfrentamento ao absenteísmo, um desafio mundial, em prioridade estratégica. As ações deixaram de ser pontuais e passaram a integrar um modelo permanente de gestão, com diagnóstico territorial, qualificação das equipes e apoio técnico contínuo”, ressaltou a superintendente de Saúde da Região Sul, Samilla Figueira.

Consolidando a descentralização dos serviços 

A Região Sul deu um passo importante na ampliação do acesso à saúde especializada com a implantação do novo serviço de Atenção em Angiologia e Cirurgia Vascular, dentro do Programa Saúde Mais Perto, garantindo consultas, exames e procedimentos antes concentrados em outros municípios.

Com investimento anual de R$ 6,67 milhões, o serviço já registrou 1.885 procedimentos de Cirurgia Vascular entre junho e novembro de 2025, além de 2.517 consultas em angiologia no mesmo período, evidenciando uso efetivo e demanda assistencial crescente.

O atendimento regionalizado vem beneficiando os 26 municípios da região, reduzindo deslocamentos, filas e tempo de espera, em um avanço inédito para a rede pública estadual e essencial para o acompanhamento contínuo de pacientes com doenças vasculares crônicas.

A Região também avançou na ampliação do diagnóstico por imagem com o Corujão da Ressonância Magnética do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI). A iniciativa representa uma entrega adicional à oferta já existente na região, permitindo a realização de exames ortopédicos durante a madrugada, entre 23h e 6h, com média de 30 procedimentos por noite. O uso de inteligência artificial reduz em até 30% o tempo de realização, ampliando a capacidade instalada, oferecendo horários mais flexíveis e acelerando o acesso ao diagnóstico para os pacientes da Região Sul.

Investimentos estruturantes na Atenção Primária

O Plano Decenal APS+10, que prevê R$ 261 milhões em investimentos e a entrega de 108 Unidades Básicas de Saúde (UBS) até 2026, vem reorganizando a porta de entrada do SUS em todo o estado. Na Região Sul de Saúde, 24 unidades já foram habilitadas neste ciclo, com R$ 34,9 milhões executados somente em 2025 e R$ 4,6 milhões destinados especificamente às obras e adequações da Região.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), também está promovendo um investimento histórico na rede própria de saúde, com a reestruturação da infraestrutura física dos hospitais e unidades estaduais. A iniciativa prevê mais de R$ 1 bilhão até 2030, contemplando 22 unidades, incluindo, na Região Sul, o Hospital São José do Calçado (HSJC) e o Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim. Essa modernização integra o projeto de Reestruturação da Infraestrutura Física da Rede de Saúde Pública, conduzido pela Sesa.

As obras e aquisições de equipamentos totalizam aproximadamente R$ 776 milhões, sendo executadas de forma planejada em quatro ciclos, garantindo a continuidade dos serviços e a segurança dos pacientes durante todo o processo. Com mais modernização, ampliação de leitos e ambientes qualificados, o estado fortalece um SUS capixaba ainda mais resolutivo e preparado para atender a população.

Ampliação

Um dos importantes destaques de ampliação de serviços ofertados pelo SUS na Região Sul de Saúde está na oferta do Serviço Especializado de Reabilitação para Pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo (SERDIA). A Região conta com 13 SERDIAs habilitados, sendo nove em pleno funcionamento e quatro em fase de implantação.

Juntos, as unidades realizam cerca de 900 atendimentos por mês, somando aproximadamente 4.500 procedimentos mensais na região. O investimento estadual previsto até 2026 para a habilitação dos SERDIA nos 78 municípios é de R$ 14.669.600,00, sendo R$ 1.087.200,00 já executados na Região Sul.

Outro destaque no ano é a Rede de Saúde Bucal, que passou por uma ampliação planejada em 2025, com reorganização dos serviços, reativação de equipes, aumento de carga horária em unidades estratégicas e melhoria contínua da cobertura, conforme o novo financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS).

Somente este ano, foram investidos R$ 995 mil na qualificação da atenção odontológica, incluindo a compra de equipamentos, adequações de infraestrutura, insumos e capacitações técnicas.

A estratégia também consolidou novos fluxos assistenciais, padronizou prontuários e protocolos, qualificou registros no e-SUS e ampliou acompanhamentos válidos, além de fortalecer a articulação com APS, Educação, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Programa Saúde na Escola (PSE), garantindo uma rede mais resolutiva e integrada.

Micropolos

Os Micropolos são estruturas criadas para aproximar os serviços especializados da população, evitando longas viagens, diminuindo filas e melhorando a oferta de consultas e exames no próprio território.

A Região Sul de Saúde já colhe resultados concretos com o Micropolo Caparaó, referência em apoio técnico, organização da rede e ampliação do acesso. Em 2024, o Estado implantou o Micropolo Litoral, levando especialidades para mais perto das pessoas que vivem nas cidades litorâneas, reduzindo deslocamentos e fortalecendo o acompanhamento regionalizado.

Em 2025, começaram as etapas de implantação do Micropolo Centro-Sul, incluindo reuniões técnicas e pactuações com os municípios.

Vigilância em Saúde

A Vigilância em Saúde teve papel estratégico em 2025. A equipe regional do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VigiÁgua) ampliou as capacitações em diversos municípios da Região Sul e levou formação técnica também para a Regional Central de Saúde, consolidando-se como referência estadual no tema.

O ano registrou resultados importantes, como o aumento de 5% no número de moradores com acesso à água tratada e canalizada, o que representa aproximadamente 3.500 pessoas a mais em comparação ao ano anterior. Além disso, 69% dos municípios da Regional Sul (18 dos 26) apresentaram melhorias significativas na qualidade da água distribuída à população, reforçando o impacto das ações de vigilância, inspeção e orientação técnica realizadas pelas equipes.

A área do Programa de Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres) também registrou um avanço expressivo, concluindo o treinamento dos 26 municípios e apoiando diretamente a elaboração e atualização dos planos de contingência.

Com isso, a Região Sul alcançou 100% de cobertura municipal na construção ou revisão dos planos, fortalecendo a capacidade de preparação, resposta e gestão de emergências e garantindo maior proteção às populações em situações de risco em todo o território regional.

plugins premium WordPress