sexta-feira, janeiro 2, 2026
spot_imgspot_imgspot_img
Início Site

Bolsonaro recebe alta hospitalar e volta a cumprir pena na PF

0

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta e deixou o Hospital DF Star no fim da tarde desta quinta-feira (1º). 

Um comboio formado por batedores da Polícia Militar do Distrito Federal e carros pretos descaracterizados saiu por volta das 18h40 da garagem do hospital, localizado na Asa Sul, região central da capital federal, a poucos quilômetros de distância da Superintendência da Polícia Federal, onde Bolsonaro está preso desde novembro. 


Brasília (DF), 01/01/2026 - Saída do ex-presidente Jair Bolsonaro do hospital em que estava internado após fazer cirurgia. Foto: Rafael Calado/TV Brasil
Brasília (DF), 01/01/2026 - Saída do ex-presidente Jair Bolsonaro do hospital em que estava internado após fazer cirurgia. Foto: Rafael Calado/TV Brasil

Saída do ex-presidente Jair Bolsonaro do hospital em que estava internado após fazer cirurgia. Foto: Rafael Calado/TV Brasil

Bolsonaro estava internado na unidade desde o último dia 24 e foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral

Em seguida, a equipe médica avaliou a necessidade de realizar outros procedimentos para conter o quadro de soluços. Ontem (31), o ex-presidente passou por uma endoscopia, quando os médicos constataram a persistência de esofagite e gastrite.

Médicos que acompanham o ex-presidente informaram na quarta-feira (31) melhora da crise de soluços e já haviam programado a alta para hoje (1º) caso não houvesse nenhum novo problema de saúde.

Com a liberação hospitalar, Bolsonaro retorna à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde está preso desde novembro após condenação de 27 anos e 3 meses pela trama golpista.

Na manhã desta quinta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou pedido feito pela defesa do ex-presidente que solicitava prisão domiciliar de natureza humanitária após a alta. 

Na decisão, Moraes avalia que a defesa de Bolsonaro não apresentou “fatos supervenientes que pudessem afastar os motivos determinantes da decisão de indeferimento do pedido de prisão domiciliar humanitária proferida no dia 19 de dezembro de 2025”.

O documento reforça que permanece autorizado acesso integral dos médicos de Bolsonaro, com os medicamentos necessários, incluindo um fisioterapeuta, “e a entrega de comida produzida por seus familiares”.

*Colaborou Lana Cristina, da TV Brasil

ES registra em 2025 o menor número de homicídios em 30 anos

0

Espírito Santo encerrou 2025 com um marco inédito na área da Segurança Pública. Ao longo do ano, foram contabilizados 796 homicídios dolosos, o menor número desde o início da série histórica, em 1996.

É a primeira vez, em três décadas, que o Estado fecha um ano com menos de 800 assassinatos, consolidando 2025 como o melhor resultado já registrado no período.

Na comparação com 2024, até então o melhor desempenho da série, a redução foi de 6,8%, o que representa 58 vidas preservadas em um intervalo de 12 meses.

A análise por região aponta reduções significativas em diversas partes do Estado. A Região Sul liderou a diminuição dos homicídios, com queda de 33,3%, alcançando o melhor resultado de sua história, com 58 ocorrências.

A Região Serrana apresentou redução de 25,4%, enquanto a Região Noroeste registrou recuo de 12,6%.

Concentrando a maior parte da população capixaba, a Região Metropolitana atingiu em 2025 o menor número de homicídios de sua série histórica. Foram 395 registros, contra 403 no ano anterior, o que representa redução de 2%.

Dez cidades não registraram homicídios

Outro dado que chama atenção do balanço anual é o avanço em cidades que passaram longos períodos sem registrar homicídios. Em 2025, dez municípios capixabas não tiveram nenhuma ocorrência desse tipo.

Dores do Rio Preto lidera o ranking, com 1.324 dias sem homicídios, seguido por Iconha, com 1.109 dias, e Vila Pavão, que ultrapassou dois anos consecutivos sem registros.

violência letal contra mulheres também apresentou queda histórica. Foram 75 homicídios femininos em 2025, o menor número desde 1996.

Já os casos classificados como feminicídio caíram 15,4% em relação a 2024, passando de 39 para 33 ocorrências, o menor índice desde que esse tipo de crime passou a ser monitorado de forma específica, em 2017.

Primeira ZCAS de 2026 pode provocar chuvas fortes e risco de tempestades no Espírito Santo

O Espírito Santo pode enfrentar um início de ano bastante chuvoso com a formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026, prevista para se estabelecer já neste fim de semana e permanecer até pelo menos 9 de janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de chuvas volumosas, tempestades localizadas, ventos fortes e até queda de granizo em várias regiões do estado, especialmente na Grande Vitória e sul capixaba. A Defesa Civil também destaca risco moderado de tempo severo nos próximos dias, com atenção redobrada à população devido aos elevados acumulados de chuva esperados.

A partir desta quinta-feira, 1º de janeiro, o escoamento de ventos ricos em umidade da Amazônia em direção ao Sudeste intensificará áreas de instabilidade, favorecendo precipitações fortes em um curto intervalo de tempo. A previsão inclui tempestades com chuva intensa e rajadas de vento, capazes de causar transtornos em áreas urbanas e rurais.

O que é ZCAS e como ela atua

A Zona de Convergência do Atlântico Sul é um sistema climático típico do verão brasileiro que se caracteriza por uma larga faixa de umidade estacionada sobre o território, provocando chuva frequente e volumosa por vários dias consecutivos. Para ser classificada como ZCAS, a instabilidade precisa persistir por no mínimo quatro dias sobre a mesma região.

Especialistas indicam que a combinação de forte umidade atmosférica e sistemas frontais pode ampliar ainda mais o potencial de chuvas intensas entre os dias 3 e 7 de janeiro, com acumulados elevados que aumentam o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e transtornos urbanos.

Principais riscos à população

  • Chuvas volumosas e persistentes com potencial para acumulados significativos
  • Possibilidade de tempestades localizadas com ventos fortes
  • Risco de granizo em algumas áreas
  • Aumento da probabilidade de alagamentos e deslizamentos em regiões de encosta

Autoridades recomendam que a população se mantenha informada por meio dos boletins meteorológicos e siga as orientações da Defesa Civil em caso de mudanças abruptas no tempo.

Moradores de Colatina reclamam de falta d’água em bairros da cidade

0

Moradores de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, voltaram a relatar problemas no abastecimento de água em diversos bairros do município. Uma moradora do bairro São Marcos contou que está sem água desde terça-feira (30). Segundo ela, na quarta-feira (31) o fornecimento chegou a retornar, mas de forma fraca e por menos de três horas. Desde então, as torneiras seguem secas.

Em nota, o Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental (Sanear) informou que intercorrências na rede de abastecimento podem estar relacionadas à alta demanda provocada pelo forte calor registrado na cidade nos últimos dias. A autarquia afirmou que mantém equipes de plantão atuando no sistema e pediu à população que faça uso consciente da água até a completa normalização.

O Sanear destacou ainda que reparos estão sendo realizados na rede, e que o fornecimento deverá ser gradualmente restabelecido após a conclusão dos serviços. Durante esse período, alguns bairros podem continuar enfrentando desabastecimento ou baixa pressão.

Bairros afetados

  • Morada do Sol
  • São Miguel
  • Antônio Damiani
  • Novo Horizonte
  • São Marcos
  • Parque dos Jacarandás
  • Carlos Germano (parte baixa)
  • Morro do Café
  • Capa Preta
  • Vicente Soela I, II e III
  • Comunidade Morro Liberato
  • Morro Azul
  • XV de Outubro
  • Campestre

A orientação é que moradores que enfrentem problemas persistentes entrem em contato com o Sanear para registrar a ocorrência e obter informações atualizadas sobre o abastecimento.

Defesa de Bolsonaro apresenta novo pedido de domiciliar ao STF

0

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou na tarde desta quarta-feira (31), um novo pedido para prisão domiciliar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O novo requerimento foi encaminhado ao ministro da Suprema Corte Alexandre de Moraes, que analisará os documentos.

No novo pedido, os advogados de defesa alegam que as condições de saúde do ex-presidente podem ser agravadas no cumprimento do regime fechado. Por isso, solicitam a substituição da prisão por regime domiciliar.

“A permanência desse paciente em estabelecimento prisional, tão logo obtenha alta hospitalar, submeter-lhe-ia a risco concreto de agravamento súbito do estado de saúde, o que não encontra amparo nos princípios da dignidade da pessoa humana, da humanidade da pena e do direito fundamental à saúde”, detalha o requerimento.

Em outro trecho, a defesa alega que “a execução penal não pode — nem deve — converter-se em instrumento de exposição indevida do apenado a riscos médicos relevantes e evitáveis”.

A defesa ainda citou a prisão domiciliar que foi concedida ao também ex-presidente Fernando Collor de Mello. “Naquela oportunidade, ficaram comprovadas comorbidades relevantes, entre elas apneia do sono grave com uso obrigatório de CPAP, somadas à idade avançada e à necessidade de tratamento médico contínuo”, diz o texto, em referência ao ex-presidente Collor.

Possibilidade de alta

Em entrevista coletiva à imprensa na tarde desta quarta-feira, os médicos confirmaram que a previsão de alta do ex-presidente está mantida para esta quinta-feira (1º). Após a alta, Bolsonaro deve retornar à Superintendência da Polícia Federal, onde está preso desde novembro após condenação.

Desde a véspera do Natal, Jair Bolsonaro está internado no Hospital DF Star, em Brasília. Ele passou por cirurgias recentes para correção de uma hérnia inguinal bilateral e para tentar conter crises persistentes de soluços.

Atualmente, Jair Bolsonaro cumpre uma pena de 27 anos e 3 meses de reclusão decorrente de sua condenação por coordenar a trama de golpe de Estado.

A defesa ainda citou a prisão domiciliar que foi concedida ao também ex-presidente Fernando Collor “ainda que se tratasse de condenado ao cumprimento de pena em regime inicial fechado.”

Terceiro pedido

Este é o terceiro pedido semelhante em pouco mais de um mês. Os pedidos anteriores (em 22 de novembro e 19 de dezembro) foram negados pelo ministro Alexandre de Moraes, que citou o risco de fuga e a garantia de que o ex-presidente já possui acesso total a cuidados médicos na prisão.

No entanto, a petição protocolada no último dia do ano diz que se trata de circunstância nova, devidamente comprovada por documentos médicos.

O advogado do ex-presidente, Paulo Cunha Bueno, relatou os riscos à saúde enfrentados por seu cliente, a partir de relatório médico que ele relata ter tido acesso. Em publicação em rede social, ele lista os possíveis riscos de agravamento do estado atual, se faltarem os cuidados adequados.

“Considerando a idade do paciente e as comorbidades conhecidas e documentadas, salientamos que a não adoção das medidas relacionadas ou o agravamento das condições clínicas descritas, poderá causar o risco de incidência de sérias complicações, incluindo pneumonia broncoaspirativa e insuficiência respiratória, acidente vascular cerebral, risco de queda com traumatismos múltiplos, especialmente traumatismo crânio encefálico, piora da insuficiência renal por desidratação ou hipertensão não controlada, crises hipertensivas, risco de declínio funcional e outras condições imprevisíveis, associadas às demais comorbidades relatadas”, publicou.

Com destaque político no estado, Peter Costa tem tudo para voar em 2026 e pousar na assembleia em 2027

0

O prefeito de Mimoso do Sul, reeleito em 2024 com 85% dos votos, é nome certo na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa no processo eleitoral de 2026

Com talento para lidar com pessoas e fama de aglutinador, Peter se destacou no primeiro mandato por ser acessível, por estar presente nas ruas e no dia a dia da população, e principalmente, pela forma como conduziu a cidade durante a tragédia natural de 2024.

A cidade do extremo sul capixaba, mesmo passando por seu maior desafio, teve avanços significativos na educação, esportes, cultura e principalmente em infraestrutura. Com forte apoio do governo estadual, o município virou um grande canteiro de obras.

Outro marco importante foi o início das instalações da Sampaio Distribuidora de Aço às margens da BR-101. Ação inédita, que trará geração de emprego e renda e impacto direto no comércio local.

Para se candidatar, Peter precisa deixar o comando da prefeitura de Mimoso até o fim de março. Assume em seu lugar o vice-prefeito Paulinho Barros, que tem experiência na gestão pública, perfil técnico e mansidão no trato interpessoal. Paulinho é um vice atuante e uma das fortes lideranças no projeto de eleição de Peter em outubro.

O nome do jovem prefeito tem sido falado nos quatro cantos do Espírito Santo. Desde as mesas mais simples até nas rodas de conversa entre políticos renomados. Peter, que ainda está sem partido, precisa também definir esta questão. Nos últimos meses recebeu convites e sondagens de diversas siglas, mas ainda não se decidiu. Ele deixa claro que a caminhada será ao lado do projeto do governador Renato Casagrande e do vice Ricardo Ferraço, que foi oficializado como candidato de sucessão.

Com a trajetória que vem construindo e alianças ampliadas, das 30 vagas na Ales, uma tem grande chance de ser de Peter.

Previsão de chuva com alerta de tempestade e ondas fortes no ES

0

O primeiro dia de 2026 será de chuva intensa, com perigo de tempestade em algumas regiões do Espírito Santo. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nesta quarta-feira (31), que prevê como fica o tempo nos próximos dois dias. 

De acordo com o alerta, no dia 1º de janeiro, chuvas intensas e tempestades podem atingir a região Central e o Sul do Estado. Já no dia 02, há perigo de chuvas intensas nas mesmas regiões. 

Segundo Danilo Siden, meteorologista do Inmet, a previsão é de pancadas de chuvas no Sul do Estado, na região de Presidente Kennedy e Apiacá, durante a virada de ano. Nas demais regiões não deve chover. 

As temperaturas tendem a cair e que não há previsão de que a onda de calor permaneça nas próximas semanas. 

“Por enquanto a previsão da semana não tem retorno da onda de calor na região sudeste do brasil. Então os capixabas podem ficar mais tranquilos”, disse o meteorologista. 

Confira as cidades com alertas

Alegre 
Alfredo Chaves 
Apiacá
Atílio Vivacqua 
Bom Jesus do Norte 
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim 
Castelo 
Conceição do Castelo 
Divino de São Lourenço 
Domingos Martins 
Dores do Rio Preto 
Guaçuí 
Ibatiba 
Ibitirama 
Iconha
Irupi 
Itapemirim 
Iúna 
Jerônimo Monteiro 
Marataízes 
Mimoso do Sul 
Muniz Freire 
Muqui 
Piúma 
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul 
São José do Calçado 
Vargem Alta 
Venda Nova do Imigrante


Anchieta fecha 2025 com avanços históricos e projeta novo ciclo de investimentos em 2026

0

O município de Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo, encerra o ano de 2025 consolidando um dos períodos mais produtivos de sua história recente. Com investimentos expressivos em áreas essenciais como educação, saúde, segurança, assistência social, infraestrutura e desenvolvimento econômico, a gestão municipal fortaleceu políticas públicas, ampliou serviços e preparou o terreno para um 2026 ainda mais promissor.

EDUCAÇÃO
Entre os principais destaques do ano está a inauguração do CEMEI Tia Ireni Amaral, ampliando o acesso à educação infantil com estrutura moderna. A gestão garantiu R$ 1,5 milhão no programa “Meu Material, Meu Uniforme”, assegurando material escolar e uniformes para todos os alunos da rede municipal. Houve ainda o pagamento do Piso Nacional do Magistério e a implementação do programa de climatização das escolas, com instalação de aparelhos de ar-condicionado.

SAÚDE
Na saúde, Anchieta avançou na ampliação da rede e na redução de filas históricas. Em 2025, foi inaugurada a ESF de Nova Anchieta/Planalto, implantado o Pronto-Socorro Infantil e ampliada a oferta de consultas e exames especializados. Foram realizadas 1.800 consultas oftalmológicas, zerada a fila de mamografias e iniciada a construção do CER – Centro Especializado em Reabilitação Física e Motora.

SEGURANÇA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Os investimentos em segurança resultaram na redução dos homicídios. A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal atende cerca de 100 mulheres com medidas protetivas. Na assistência social, o CRAS passou a atuar de forma mais próxima das comunidades, teve início a construção do Lar Renascer e foi mantido o Auxílio Anchieta Cidadã.

OBRAS E MOBILIDADE
Avançaram os sistemas de abastecimento de água para Santa Luzia Monteiro e Alto Pongal, a execução da orla de Ubu, pavimentações em Castelhanos, recapeamentos no Vale Corindiba e no centro urbano, além da modernização da sinalização viária.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Anchieta é hoje a cidade capixaba com maior volume de investimentos públicos e privados. Novos empreendimentos foram atraídos e a gestão mantém articulação com empresários locais para ampliar oportunidades industriais.

“É com o poder da Força Local que Anchieta se desenvolve, cresce em diferentes frentes, e pode observar o resultado de um trabalho feito em grupo. Um grupo que emprega, mas que principalmente constrói histórias de vida em um próspero ecossistema. Meu papel é incentivar, investir, divulgar e fortalecer a cada dia este movimento que faz de Anchieta um lugar a cada dia melhor de se viver!” disse o prefeito Léo.

PANORAMA ECONÔMICO
O município vive expansão econômica com equilíbrio fiscal, ampliação de receitas e controle do custeio. Um reajuste de 5% aos servidores será concedido a partir de fevereiro.

“O equilíbrio financeiro é fundamental para alavancar ainda mais os projetos e investimentos públicos que irão melhorar a qualidade de vida do morador de nossa cidade!”, destacou o prefeito.

PERSPECTIVAS PARA 2026
Estão previstas a pavimentação da Estrada da Chapada do A, ruas em Mãe-Bá, revitalização do Maria Mattos, construção de unidades habitacionais, concurso público, reforma da Casa da Cultura, investimentos nas comunidades, sequência do Gabinete em Ação e processos de recuperação ambiental.

Moraes nega pedido de defesa Bolsonaro para receber visita de sogro

0

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou na manhã desta quarta-feira (31) o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para receber seu sogro, Vicente Reinaldo, no hospital privado DF Star, em Brasília, onde está internado desde a véspera de Natal para realização de procedimentos cirúrgicos. O pedido de visita do pai de Michelle Bolsonaro foi apresentado ao STF nesta terça-feira (30).

Na última semana, o ex-presidente foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por condenar a trama da tentativa de golpe de Estado.

Na decisão publicada nesta manhã, o ministro justificou por que o apenado não pode receber visitas extras, mesmo estando em um hospital, e não em uma unidade prisional, o que gera um regime excepcional de custódia. O motivo é a “necessidade de garantir a segurança e a disciplina”.

 “No caso concreto, o apenado encontra-se internado em unidade hospitalar, circunstância que impõe regime excepcional de custódia, distinto daquele existente no estabelecimento prisional, submetido às normas próprias do ambiente hospitalar e às orientações médicas. Dessa forma, diante das circunstâncias excepcionais da internação hospitalar, da necessidade de garantir a segurança e a disciplina, indefiro o pedido formulado.”

Internado no Hospital DF Star desde a quarta-feira da semana passada, o ex-presidente passou por cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral e, também, realizou outros três procedimentos para tentar conter crises persistentes de soluços, por meio do bloqueio do nervo frênico – responsável pelo controle do diafragma, músculo que atua na respiração. 

Visitas autorizadas

Em decisão de 24 de dezembro, o ministro Moraes já autorizava a internação e as visitas de todos os cinco filhos do ex-presidente, desde que observadas as regras gerais estabelecidas pelo Hospital DF Star para todos os pacientes e com a proibição expressa de ingresso no quarto hospitalar de computadores, telefones celulares ou quaisquer dispositivos eletrônicos.

O ministro também autorizou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro permaneça no hospital como acompanhante de Jair Bolsonaro durante todo o período de internação, para recuperação cirúrgica do cônjuge.

O último boletim médico, no início da noite de terça, não cita previsão de alta do ex-presidente, que segue em cuidados pós-operatórios.

Copacabana já vive clime de expectativa para a festa da virada

0

Poucas horas antes da virada do ano, a praia de Copacabana já respira expectativa. Considerada uma das maiores celebrações de Ano Novo do planeta, e agora oficialmente reconhecida, o Rio de Janeiro mobiliza cariocas, turistas e uma ampla operação de infraestrutura, segurança e programação cultural espalhada por toda a cidade.

Na manhã da terça-feira (30), o Rio de Janeiro recebeu o título de maior réveillon do mundo, concedido pelo Guinness Book. O certificado foi entregue ao prefeito Eduardo Paes, no palco principal de Copacabana.

Na orla, a movimentação intensa já chama a atenção de quem passa pelo bairro. A professora aposentada Márcia Matos e o marido, ambos moradoras da Barra Olímpica, foram até a praia para acompanhar os preparativos. “Viemos ver a organização e acredito que vai ser um réveillon bem bonito. A gente não gosta de muita aglomeração, mas torce para que tudo dê certo”, disse Márcia.


Rio de Janeiro (RJ), 30/12/2025 - Movimentação na praia de Copacabana na véspera da festa de ano novo. Família do Acre visita o Rio para passar a virada do ano. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 30/12/2025 - Movimentação na praia de Copacabana na véspera da festa de ano novo. Família do Acre visita o Rio para passar a virada do ano. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Família do Acre visita o Rio para passar a virada do ano – Tânia Rêgo/Agência Brasil

O empresário Antônio Francisco Viana veio do Acre com a família para passar a virada de 2025 para 2026 em Copacabana. “É a primeira vez no réveillon, embora eu já tenha vindo ao Rio várias vezes. É uma cidade linda e hospitaleira. Nunca tive problemas aqui, só agradeço a receptividade do povo carioca”, afirmou.

Já a médica Sâmela Talisa Meireles, que hoje mora no Rio por causa do programa Mais Médicos, descreveu a experiência como um sonho. “Nunca imaginei morar aqui. Foi uma mudança radical, mas hoje me sinto mais adaptada. O Rio é realmente a Cidade Maravilhosa e será meu primeiro ano novo aqui.”


Rio de Janeiro (RJ), 30/12/2025 - Movimentação na praia de Copacabana na véspera da festa de ano novo. O inglês, Cain Dyson, veio ao Rio com amigos para passar a virada do ano.. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 30/12/2025 - Movimentação na praia de Copacabana na véspera da festa de ano novo. O inglês, Cain Dyson, veio ao Rio com amigos para passar a virada do ano.. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O inglês, Kane Dyson veio ao Rio com amigos para passar a virada do anol – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Turistas estrangeiros também reforçam o clima cosmopolita da festa. Kane Dyson, eletricista inglês de Nottingham, contou que decidiu vir após assistir a vídeos do réveillon do ano passado. “Parecia incrível. Agora esperamos que corresponda a tudo o que imaginamos.” O amigo Thomas Turner foi além: “Minhas expectativas já foram superadas. Com certeza quero voltar e conhecer mais do Brasil.” Para Brandon, também de Nottingham, a diferença em relação à Europa é clara: “Lá faz frio e ficamos em pubs. Aqui é verão, mar, energia ao ar livre. A vibração é muito melhor.”

O réveillon acontece em um ano de recordes para o turismo internacional. Em outubro, o Rio atingiu 1,8 milhão de turistas estrangeiros, com destaque para visitantes da Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai e França. O fluxo contribuiu para que o Brasil ultrapassasse 9 milhões de turistas internacionais em 2025.

Programação

O réveillon carioca contará com 13 palcos e 70 atrações. A estimativa da prefeitura é de que cerca de 5 milhões de pessoas participem dos eventos na cidade, movimentando R$ 3,34 bilhões na economia local. Apenas em Copacabana, os 4,5 quilômetros de orla devem receber mais de 2 milhões de pessoas na noite da virada.

Além da música, o público vai assistir a um espetáculo inédito de imagens. Um balé de 1,2 mil drones fará coreografias no céu, desenhando rostos, paisagens cariocas e frases simbólicas, em sincronia com o som espalhado por alto-falantes ao longo da orla. A queima de fogos também será histórica: 19 balsas lançarão fogos durante 12 minutos, a mais longa e volumosa exibição já realizada na praia.

Em Copacabana, três palcos concentram a programação: na altura da Rua República do Peru, da Rua Anchieta (voltado para o Forte do Leme) e o principal, em frente ao Copacabana Palace, no Posto 2. É ali que se apresentam os principais nomes da noite, a partir das 20h, com Gilberto Gil e Ney Matogrosso, seguidos por Belo e Alcione. Após a virada, sobem ao palco João Gomes com Iza, o DJ Alok e, para encerrar, a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis.

Outros dez palcos estarão distribuídos por diferentes regiões da cidade, ampliando o alcance da festa e descentralizando a programação. Confira a programação completa

plugins premium WordPress