quarta-feira, dezembro 31, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Início Site

Copacabana já vive clime de expectativa para a festa da virada

0

Poucas horas antes da virada do ano, a praia de Copacabana já respira expectativa. Considerada uma das maiores celebrações de Ano Novo do planeta, e agora oficialmente reconhecida, o Rio de Janeiro mobiliza cariocas, turistas e uma ampla operação de infraestrutura, segurança e programação cultural espalhada por toda a cidade.

Na manhã da terça-feira (30), o Rio de Janeiro recebeu o título de maior réveillon do mundo, concedido pelo Guinness Book. O certificado foi entregue ao prefeito Eduardo Paes, no palco principal de Copacabana.

Na orla, a movimentação intensa já chama a atenção de quem passa pelo bairro. A professora aposentada Márcia Matos e o marido, ambos moradoras da Barra Olímpica, foram até a praia para acompanhar os preparativos. “Viemos ver a organização e acredito que vai ser um réveillon bem bonito. A gente não gosta de muita aglomeração, mas torce para que tudo dê certo”, disse Márcia.


Rio de Janeiro (RJ), 30/12/2025 - Movimentação na praia de Copacabana na véspera da festa de ano novo. Família do Acre visita o Rio para passar a virada do ano. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 30/12/2025 - Movimentação na praia de Copacabana na véspera da festa de ano novo. Família do Acre visita o Rio para passar a virada do ano. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Família do Acre visita o Rio para passar a virada do ano – Tânia Rêgo/Agência Brasil

O empresário Antônio Francisco Viana veio do Acre com a família para passar a virada de 2025 para 2026 em Copacabana. “É a primeira vez no réveillon, embora eu já tenha vindo ao Rio várias vezes. É uma cidade linda e hospitaleira. Nunca tive problemas aqui, só agradeço a receptividade do povo carioca”, afirmou.

Já a médica Sâmela Talisa Meireles, que hoje mora no Rio por causa do programa Mais Médicos, descreveu a experiência como um sonho. “Nunca imaginei morar aqui. Foi uma mudança radical, mas hoje me sinto mais adaptada. O Rio é realmente a Cidade Maravilhosa e será meu primeiro ano novo aqui.”


Rio de Janeiro (RJ), 30/12/2025 - Movimentação na praia de Copacabana na véspera da festa de ano novo. O inglês, Cain Dyson, veio ao Rio com amigos para passar a virada do ano.. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 30/12/2025 - Movimentação na praia de Copacabana na véspera da festa de ano novo. O inglês, Cain Dyson, veio ao Rio com amigos para passar a virada do ano.. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O inglês, Kane Dyson veio ao Rio com amigos para passar a virada do anol – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Turistas estrangeiros também reforçam o clima cosmopolita da festa. Kane Dyson, eletricista inglês de Nottingham, contou que decidiu vir após assistir a vídeos do réveillon do ano passado. “Parecia incrível. Agora esperamos que corresponda a tudo o que imaginamos.” O amigo Thomas Turner foi além: “Minhas expectativas já foram superadas. Com certeza quero voltar e conhecer mais do Brasil.” Para Brandon, também de Nottingham, a diferença em relação à Europa é clara: “Lá faz frio e ficamos em pubs. Aqui é verão, mar, energia ao ar livre. A vibração é muito melhor.”

O réveillon acontece em um ano de recordes para o turismo internacional. Em outubro, o Rio atingiu 1,8 milhão de turistas estrangeiros, com destaque para visitantes da Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai e França. O fluxo contribuiu para que o Brasil ultrapassasse 9 milhões de turistas internacionais em 2025.

Programação

O réveillon carioca contará com 13 palcos e 70 atrações. A estimativa da prefeitura é de que cerca de 5 milhões de pessoas participem dos eventos na cidade, movimentando R$ 3,34 bilhões na economia local. Apenas em Copacabana, os 4,5 quilômetros de orla devem receber mais de 2 milhões de pessoas na noite da virada.

Além da música, o público vai assistir a um espetáculo inédito de imagens. Um balé de 1,2 mil drones fará coreografias no céu, desenhando rostos, paisagens cariocas e frases simbólicas, em sincronia com o som espalhado por alto-falantes ao longo da orla. A queima de fogos também será histórica: 19 balsas lançarão fogos durante 12 minutos, a mais longa e volumosa exibição já realizada na praia.

Em Copacabana, três palcos concentram a programação: na altura da Rua República do Peru, da Rua Anchieta (voltado para o Forte do Leme) e o principal, em frente ao Copacabana Palace, no Posto 2. É ali que se apresentam os principais nomes da noite, a partir das 20h, com Gilberto Gil e Ney Matogrosso, seguidos por Belo e Alcione. Após a virada, sobem ao palco João Gomes com Iza, o DJ Alok e, para encerrar, a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis.

Outros dez palcos estarão distribuídos por diferentes regiões da cidade, ampliando o alcance da festa e descentralizando a programação. Confira a programação completa

Rio tem previsão de calor e chuvas isoladas nos próximos dias

0

A segunda-feira na capital fluminense foi marcada pelo calor extremo e pela alta umidade do ar, com aumento da nebulosidade ao longo do dia. A temperatura máxima registrada na cidade foi de 35,6 graus Celsius (ºC), na Vila Militar, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mínima, de 21,1 ºC, foi registrada às 2h, no bairro de Jacarepaguá, na zona sudoeste da cidade. De acordo com a meteorologia, há previsão de pancadas de chuva rápida agora à noite em áreas isoladas da cidade.

Próximos dias

Para esta terça-feira (30), a previsão do Sistema Alerta Rio é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isoladas durante a tarde e à noite. A temperatura máxima deve ficar em torno de 36 ºC.

Na quarta-feira (31), dia da virada do ano, a previsão não tem grande alteração. O céu ficará parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva fracas no final da tarde e noite. O vento soprará na direção sudeste, e a temperatura máxima prevista é de 37 ºC.

O calor extremo no Rio deve-se a uma massa de ar quente e persistente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. O fator principal para a persistência do calor é um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera que atua como uma barreira, inibindo a formação e o avanço de frentes frias e áreas de instabilidade para o interior do país.

Inmet emite alerta de perigo máximo por onda de calor no ES

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois novos alertas para temperaturas extremas no Estado até terça-feira (30). Com isso, a onda de calor que elevou as temperaturas nos últimos dias vai se prolongar no Espírito Santo.

O primeiro aviso, indicado pela cor vermelha, indica temperatura 5°C acima da média por período maior do que 5 dias para cidades da região Sul do Estado.

Ele foi publicado às 9h desta segunda-feira (29) e é válido até as 18h de terça-feira (30), com a possibilidade de riscos à saúde.

Veja as cidades em alerta vermelho:

  1. Alegre
  2. Alfredo Chaves
  3. Apiacá
  4. Atílio Vivacqua
  5. Bom Jesus do Norte
  6. Cachoeiro de Itapemirim
  7. Castelo
  8. Conceição do Castelo
  9. Divino de São Lourenço
  10. Dores do Rio Preto
  11. Guaçuí
  12. Ibatiba
  13. Ibitirama
  14. Iconha
  15. Irupi
  16. Itapemirim
  17. Iúna
  18. Jerônimo Monteiro
  19. Marataízes
  20. Mimoso do Sul
  21. Muniz Freire
  22. Muqui
  23. Piúma
  24. Presidente Kennedy
  25. Rio Novo do Sul
  26. São José do Calçado
  27. Vargem Alta

2026 começa com grande estilo em Presidente Kennedy

O verão ganha outro ritmo em Presidente Kennedy com a chegada do Réveillon 2026. Serão cinco dias de festa, música e encontros especiais que vão transformar as orlas de Marobá e Neves em grandes palcos de celebração, alegria e boas energias para começar o ano com tudo!


A virada será marcada por shows com artistas locais, regionais e atrações nacionais, reunindo famílias, amigos e visitantes em ambientes preparados para receber todos com estrutura, organização e segurança, em um clima leve, acolhedor e cheio de animação.
Na noite da virada, o céu se ilumina de forma especial para celebrar a chegada de 2026, garantindo um espetáculo bonito, tranquilo, inclusivo e responsável para que todos possam aproveitar esse momento tão esperado com conforto e emoção.

Esse ano, os fogos serão silenciosos, respeitando crianças, idosos, pessoas com sensibilidade auditiva e os animais, sem abrir mão da beleza e da emoção da virada. Em Marobá o espetáculo vai durar 10 minutos em Praia das Neves as luzes anunciam a chegada de 2026 por 5 minutos.


Durante cinco dias, a programação segue intensa, movimentando o comércio local, fortalecendo o turismo e consolidando Presidente Kennedy como destino certo para quem quer começar o ano novo com música boa, pé na areia e muita alegria.


Confira a programação completa do Réveillon 2026


PRAIA DE MAROBÁ
31/12/2025 (quarta-feira)
🕘 21h – Show com o cantor Thiago Cordeiro
🕚 23h – Show com o cantor Rômulo Santos
01/01/2026 (quinta-feira)
🕓 16h – Show com a cantora Flávia Mendonça
🕕 18h – Show com o cantor Léo Lima
02/01/2026 (sexta-feira)
🕘 21h – Show com a cantora Amanda Alves
🕚 23h – Show com a cantora Michele Freire
03/01/2026 (sábado)
🕓 16h – Show com a banda Agitaê
🕚 23h – Show com a cantora Gabriela Ávila
04/01/2026 (domingo)
🕓 16h – Show com o cantor Léo Mai
🕕 18h – Show com o grupo Pele Morena

PRAIA DAS NEVES
31/12/2025 (quarta-feira)
🕥 22h30 – Show com o cantor Salvador
01/01/2026 (quinta-feira)
🕒 15h – Show com Rebeka Monteiro
04/01/2026 (domingo)
🕒 15h – Show com o cantor Rickson Maioli

Lula veta PL sobre realocação de trabalhadores da Eletrobras

0

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vetou integralmente o Projeto de Lei (PL) nº 1.791/2019, que previa o aproveitamento de empregados de empresas públicas do setor elétrico privatizadas pelo Programa Nacional de Desestatização (PND). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União hoje, segunda-feira (29), nos despachos presidenciais divulgados pelo governo federal.

O veto consta no Despacho nº 1.910, de 26 de dezembro de 2025, encaminhado ao Congresso Nacional. No texto, o presidente informa ao Senado Federal que decidiu barrar a proposta “por inconstitucionalidade e por contrariedade ao interesse público”, nos termos do artigo 66 da Constituição.

De acordo com a justificativa publicada no DOU, a decisão foi tomada após consultas aos ministérios da Fazenda, do Planejamento e Orçamento, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e à Advocacia-Geral da União (AGU). Segundo o governo, embora reconheça a intenção do legislador, o projeto criaria aumento de despesa com pessoal sem a devida estimativa de impacto orçamentário e financeiro.

“Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade e contraria o interesse público ao estabelecer aumento de despesa com pessoal sem apresentação da estimativa de impacto orçamentário e financeiro”, diz o despacho presidencial.

O texto também aponta que o projeto não apresentava adequação à Lei Orçamentária Anual de 2025 nem compatibilidade com o Plano Plurianual 2024–2027, em descumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Além disso, o governo argumenta que a medida poderia afetar os limites de despesa primária do Poder Executivo federal e a meta de resultado primário.

Outro ponto destacado pelo presidente é a incompatibilidade constitucional relacionada às carreiras. Segundo a justificativa, ao permitir o aproveitamento de empregados públicos em outras empresas públicas ou sociedades de economia mista, em cargos que não integram a carreira de origem, o projeto violaria dispositivos da Constituição e o entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal.

O PL nº 1.791/2019 havia sido aprovado pelo Congresso no início de dezembro e tratava do aproveitamento de empregados de empresas do setor elétrico responsáveis pela produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia. A proposta ganhou força no contexto do processo de privatização da Eletrobras, concluído em 2022.

Pelo texto aprovado, trabalhadores dessas empresas poderiam ser realocados em outras estatais ou sociedades de economia mista, com atribuições e salários compatíveis, caso não optassem por permanecer nos quadros das companhias privatizadas.

Com o veto integral, o projeto retorna agora ao Congresso Nacional, que poderá manter ou derrubar a decisão presidencial em sessão conjunta de deputados e senadores.

Suspeito de agredir PM em Vila Velha se entrega à polícia

0

O homem suspeito de agredir o cabo da Polícia Militar Mariusom Marianelli Jacintho, com uma base de concreto, se apresentou à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O caso aconteceu na tarde da última sexta-feira (26) em um posto de gasolina em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha.

Kennedy Thaumaturgo Rocha Júnior se apresentou voluntariamente na noite deste domingo (28). As investigações sobre o caso seguem em andamento.

O estado de saúde do cabo da PM é considerado grave e ele segue internado. Segundo boletim médico, divulgado no sábado (27), Mariusom apresentava um edema na cabeça e sangramento.

Temperatura em São Paulo chega a 37,2ºC e bate recorde para dezembro

0

A temperatura na cidade de São Paulo, neste domingo (28), chegou a 37,2ºC, estabelecendo um novo recorde de calor para o mês de dezembro desde o início das medições, em 1943.

Este número foi registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no Mirante de Santana, às 16h. A marca anterior era a da última sexta-feira (26), que foi de 36,1ºC.

O restante do estado de São Paulo também sofreu com muito calor neste domingo. A cidade de Pedro de Toleto teve temperatura de 42,1ºC. Miracatu teve 41,6ºC, Registro ficou com 39.8ºC.

São Paulo e boa parte da região sudeste enfrentam uma onda de calor nos últimos dias. Uma massa de ar quente estacionou em toda esta área, que abrange também partes de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e impede a chegada de frentes frias.


Tocantinense: Araguaína vence Tocantinópolis no primeiro jogo da final

0

O último campeão do futebol profissional brasileiro na temporada começou a ser definido neste sábado (27). Jogando no estádio Mirandão, o Araguaína derrotou o Tocantinópolis pelo placar de 2 a 1, na primeira partida da final do Campeonato Tocantinense. Agora as equipes voltam a medir forças, a partir das 16h (horário de Brasília) da próxima terça-feira (30) no Estádio Ribeirão, em Tocantinópolis, para definir quem fica com o troféu da competição.

Na partida deste sábado, o Araguaína precisou de apenas um minuto de partida para abrir o placar com o zagueiro Clau. Aos seis da etapa final a equipe da casa ampliou com gol de falta de Rafael Leandro. Três minutos depois Emerson garantiu o gol de honra dos visitantes.

Campeonato retomado

A edição 2025 do Campeonato Tocantinense chegou a ter um campeão coroado no dia 5 de abril, o União Araguainense. Mas a escalação indevida de um jogador do União que deveria estar suspenso fez com que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), seis meses após a final, causasse uma reviravolta na competição, anulando os jogos finais e fazendo com que o torneio fosse retomado a partir de uma das semifinais.

Desta forma, o Estadual 2025 terminará menos de três semanas antes de a edição de 2026 começar. O próximo Campeonato Tocantinense já inicia em 17 de janeiro. Os participantes serão Araguaína, Gurupi, Tocantinópolis, Capital, União, Bela Vista e os recém-promovidos Palmas e Guaraí.

Até quando vai o calor extremo? Confira a previsão

0

O calor extremo que afeta quase todo o país não deve dar trégua até o fim do ano, segundo os meteorologistas. A expectativa é de que a chegada de 2026 seja sob altas temperaturas.

E atenção: nem mesmo as noites devem ser mais frescas na maior parte das capitais nos próximos dias. Isso porque com as máximas altas ao longo do dia, as mínimas não conseguem chegar a patamares mais baixos.

Só no fim da primeira semana do ano que vamos ver o aumento da nebulosidade e de chuva, especialmente no Sudeste. Com isso, os máximas devem baixar — apesar de os dias ainda permanecerem quentes.

Silvinei Vasques é transferido para Brasília

0

O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques foi transferido na manhã deste sábado (27) de Foz do Iguaçu, no Paraná, para Brasília, informou a Polícia Federal. Condenado na trama golpista, Vasques aguardava preso na cidade paranaense após ser detido pela polícia do Paraguai quando tentava fugir do país para El Salvador. Ele foi entregue ao Brasil na noite de sexta-feira (26).

Ainda na sexta-feira, Moraes determinou a prisão preventiva  de Silvinei Vasques, após o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ter sido preso no Aeroporto Internacional Silvio Pettiross, em Assunção.

O ex-diretor cumpria prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, e a medida foi determinada após romper o equipamento e fugir para o país vizinho, onde foi detido pelas autoridades locais quando tentava embarcar em um voo com destino a El Salvador.

Moraes apontou na decisão que foi informado pela Polícia Federal de que a tornozeleira parou de emitir sinal de GPS por volta das 3h da madrugada de quinta-feira (25). Em seguida, agentes foram à casa do ex-diretor, localizada em São José, em Santa Catarina, e constataram que ele não estava na residência. 

Ainda na sexta-feira, a PF confirmou que o ex-diretor foi levado pela polícia paraguaia para a fronteira com o Brasil e entregue a agentes da PF na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, a Ciudad del Leste, no Paraguai. 

plugins premium WordPress