terça-feira, outubro 14, 2025
Início Site

Marataízes comemora aniversário com inaugurações e novas obras

0

Com a presença do governador Renato Casagrande, o prefeito Toninho Bitencourt inaugura nesta quinta-feira, 16 de outubro, data do aniversário de 28 anos da Pérola Capixaba,a primeira etapa da obra de infraestrutura no bairro Esplanada 2

A melhoria com macrodrenagem e pavimentação beneficia as ruas do Cristal, dos Brilhantes, das Pérolas, Ágata, Diamante, Safira, Topázio e Esmeralda. A inauguração será às 17h10, na Praia Central de Marataízes. Antes, às 16h30, as autoridades farão uma visita técnica às obras na cidade.

Também será assinado convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para melhoria da infraestrutura em mais ruas do Esplanada 2, além dos bairros Alvorada , Baixa Bonita e Portal Verde.

Além das obras viárias, Renato Casagrande e Toninho Bitencourt ainda assinam o repasse de recursos financeiros para ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ayd Miguel Sad, aquisição de mobiliário escolar e reforma e ampliação de unidades de saúde em Marataízes.

Árvore flutuante e Casa do Papai Noel: as novidades do Natal em Cariacica

0

Cariacica já entrou no clima natalino dando início às obras da Vila de Natal no parque O Cravo e a Rosa, em Nova Brasília. Para este ano, a prefeitura do município está construindo uma árvore flutuante de 12,5 metros de altura na lagoa do parque.

Outras 10 árvores menores, um chafariz e um painel com o nome do município também irão acompanhar a estrutura flutuante.

Além disso, uma Casa do Papai Noel, um grande presépio e brinquedos temáticos compõem o cenário natalino da vila, que será iluminada por 80 mil microlâmpadas de Led.

Segundo o secretário de Serviços de Cariacica, Marcos Aranda, haverá mais três árvores de 23 metros localizadas na entrada da cidade pela Segunda Ponte, na Vila de Natal e em Cariacica-Sede.

A cidade também será ornamentada com mais de 600 mil lâmpadas de Led no Complexo Esportivo Hugo Viola, praças da Expedito Garcia e da Bíblia, parque da Biquinha, entrada da cidade pela 2ª ponte, Trevo de Alto Lage, Cariacica-Sede, Mercado municipal, Nova Orla e Polo Gastronômico de Vila Palestina.

Para Euclério Sampaio, prefeito do município, a construção inédita de uma árvore de Natal flutuante tem como objetivo atrair o público local, estimular o turismo na cidade e movimentar a economia.

“A Vila de Natal, com as árvores flutuantes sobre as águas, a grande novidade deste ano, além de toda a decoração da cidade, vai estimular o turismo, atraindo a visitação de muita gente nos pontos em que o projeto de iluminação está sendo executado, girando a economia local”, afirmou.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Cariacica, visando a inclusão, 16 árvores foram disponibilizadas para instituições sociais.

Rio investiga cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol

0

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) informou que subiu para cinco o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado. Os casos em investigação são dois na cidade de São Pedro da Aldeia, além de Cabo Frio, Niterói e São João de Meriti, cada uma com um caso suspeito. De um total de 18 casos investigados, 13 foram descartados.

De acordo com a secretaria, o Rio de Janeiro registrou, há pouco mais de uma semana, a primeira suspeita de intoxicação por metanol, mas não há casos confirmados da doença no estado.

Com a finalidade de orientar a população, a secretaria vem respondendo as dúvidas mais comuns sobre os cuidados necessários ao ingerir bebida alcoólica.

“O ideal é reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, até que haja o rastreio das adulterações. Ainda assim, se houver consumo, deve ser com atenção a possíveis sinais de falsificação. E em qualquer sinal de gravidade, a recomendação é buscar atendimento médico o mais rápido possível”.

“Seguimos acompanhando os casos suspeitos e tomando as medidas necessárias para atender os pacientes, diz a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello.  “Apesar de termos um sinal de alerta ligado, o cenário ainda é favorável no estado. Nossos médicos estão preparados para atender possíveis intoxicações, mas é importante se informar e aumentar a cautela ao beber”.

Risco

O metanol é um solvente, utilizado em produtos industriais. Ele não é feito para o consumo humano. Quando ingerido, o corpo o transforma em substâncias ainda mais tóxicas, que podem causar danos muito graves , como a cegueira e até a morte.

Adulterações

Qualquer bebida de origem duvidosa ou que não siga as normas de rotulagem e segurança deve ser evitada. A recomendação é consumir apenas produtos devidamente regularizados. Portanto, se consumir, que seja num estabelecimento de confiança, e atenção ao preço. Falsificações tendem a ser mais baratas e além disso podem ter sinais, como impurezas ou corpos estranhos no líquido.

Licores ou misturas caseiras devem ser evitados. São bebidas produzidas sem controle de destilação e podem ter presença residual de metanol.

Emergência médica

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.

Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Em caso de identificação dos sintomas, buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar pelo menos uma das instituições a seguir:

Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;

CIATox da sua cidade para orientação especializada (veja lista aqui);

Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – de qualquer lugar do país;

É importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado. A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.


arte-metanol
arte-metanol

Capixabas disputam o Mundial de Triathlon na Austrália com apoio do Voe Atleta

0

A cidade de Wollongong, em Nova Gales do Sul, na Austrália, será o palco do Campeonato Mundial de Triathlon Sprint 2025 (World Triathlon Age Group Championship), reunindo atletas de todo o planeta entre os dias 15 e 19 de outubro. E o Espírito Santo estará muito bem representado na competição.

Os capixabas Isabela Chen, atual campeã brasileira de triathlon, Nathalia Tardin, Silvana Thebaldi e Márcio Moura integram a delegação brasileira na disputa das categorias amadoras. O grupo viajou com o apoio do programa Voe Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), que viabilizou as passagens aéreas dos competidores e do técnico Clávio Nicchio, responsável por acompanhar os atletas na Austrália.

Com meses de preparação intensa, os triatletas embarcaram cheios de expectativa para representar o Brasil e o Espírito Santo em uma das provas mais importantes do calendário mundial da modalidade. A competição dos capixabas será realizada no dia 17 de outubro, com percurso que inclui natação, ciclismo e corrida pelas paisagens litorâneas de Wollongong.

O Voe Atleta é um programa do Governo do Estado, desenvolvido pela Sesport, que custeia passagens aéreas para atletas e paratletas capixabas de alto rendimento participarem de competições nacionais e internacionais, fortalecendo o esporte capixaba e ampliando as oportunidades de destaque para os competidores do Espírito Santo.

BR-101 terá interdição total durante quatro dias no ES

0

Para realizar o corte de rochas no quilômetro 246 da BR-101, na Serra, a Ecovias Capixaba interditará totalmente o trecho a partir desta terça-feira (14), até a próxima sexta-feira (17), das 10h00 às 10h40. Os pontos de interdição serão feitos nos quilômetros 247 (sentido Norte) e 245 (sentido Sul), com o objetivo de criar uma área de segurança ao redor do local. O acesso de pessoas, veículos e máquinas será bloqueado. Caso seja necessário, após as 10h40, a concessionária poderá iniciar o sistema de Pare e Siga.

O corte de rochas é uma etapa importante das obras de duplicação da BR-101 Norte, que está sendo realizada entre os quilômetros 242 e 247, começando próximo ao Contorno de Mestre Álvaro até as proximidades da Praça de Pedágio, e com previsão de conclusão para o final de 2025.

Nesta ação, furos são feitos na rocha para que ela seja fragmentada em seguida. Os fragmentos são transportados para locais específicos de depósito de rochas.

A Ecovias 101 orienta os motoristas a redobrar a atenção ao trafegar pela área, respeitando a sinalização de obras que será instalada para organizar o fluxo de veículos.

Feriado é antecipado e outubro terá folga prolongada

0

A última semana de outubro terá uma folga prolongada para os servidores públicos estaduais e municipais da Grande Vitória. Isso porque o feriado do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, foi antecipado para segunda-feira (27).

Os munícipios da Grande Vitória, como a capital, Vitória, e as cidades de Serra, Vila Velha e Cariacica já anunciaram a decisão no Diário Oficial, assim como o governo do Estado.

Com a decisão, os servidores municipais e estaduais poderão emendar o final de semana (25 e 26) e a segunda-feira (27), recebendo uma folga prolongada, de três dias.

De acordo com as prefeituras e com o governo do Espírito Santo, a medida não se aplica a serviços essenciais, que funcionam em regime de escala e não permitem interrupção das atividades, como unidades de saúde de urgência e emergência e serviços de segurança.

Além disso, o expediente e as atividades de todos os órgãos públicos citados retornam normalmente na terça-feira (28), dia em que o feriado é originalmente celebrado.

Casa onde morou Machado vira estacionamento; Justiça ordena reforma

0

A Justiça do Rio de Janeiro ordenou a reforma de um imóvel onde morou o escritor Machado de Assis (1839-1908), um dos maiores nomes da língua portuguesa. Apesar de ser tombado, o endereço apresenta sinais de degradação e funciona atualmente como um estacionamento rotativo.

A decisão é da 15ª Vara de Fazenda Pública da Capital do Tribunal de Justiça (TJ) e atende a um pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Os réus da ação são a prefeitura do Rio de Janeiro e o proprietário do imóvel.

A antiga casa fica na Rua dos Andradas, número 147, no centro do Rio. Machado de Assis morou no endereço de 1869 a 1871. O imóvel é tombado por um decreto municipal e faz parte da Área de Preservação do Ambiente Cultural (Apac) do centro. A região tem inúmeros imóveis centenários, incluindo bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O endereço é mais afastado do centro comercial e financeiro do Rio e próximo da Pequena África, região considerada berço da presença africana no Brasil, que passa por uma série de restaurações

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Restauração

Ao fundamentar a ação civil pública na Justiça, a 1ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural da Capital do MPRJ defende que a prefeitura do Rio de Janeiro é o ente público responsável por fiscalizar e exigir a conservação de bens tombados e não adotou qualquer providência efetiva para impedir a degradação e a descaracterização do imóvel.

Ao acatar o pleito do MPRJ, a Justiça determinou:

  • Retirada cuidadosa dos elementos arquitetônicos originais que estão se soltando da fachada do imóvel, com posterior acondicionamento para possível execução de réplica ou reaproveitamento e restauração;
  • Remoção da cobertura de fibrocimento instalada na fachada e demais elementos construtivos em situação precária de conservação;
  • Instalação de proteção no topo da alvenaria, para evitar a continuidade da infiltração de água, e retirar e adequar a fiação elétrica junto à fachada.

A decisão ordena que as intervenções comecem no máximo em 45 dias e devem ser concluídas no prazo de até 120 dias, sob pena de multa não inferior a R$ 10 mil por dia, em caso de descumprimento.

Legado histórico e cultural

Autor de clássicos como Dom Casmurro, Quincas Borba e Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis morou no endereço pouco antes de publicar seu primeiro romance, Ressurreição, de 1872.

Jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, o Bruxo do Cosme Velho, como também é conhecido, é um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL) e foi o primeiro presidente da casa.

O ajuizamento da ação foi no fim de setembro. Na ocasião, o promotor Carlos Frederico Saturnino disse à Agência Brasil que a conservação e restauração de edificações tombadas são uma forma de garantir o legado.

O promotor destacou ainda dois “elementos extraordinários”. Um deles é o valor histórico da edificação, de mais de 150 anos, para o ambiente em que está inserida, uma Apac. O segundo é ter sido a casa onde Machado morou com a esposa logo após o casamento.

“O levantamento histórico inclui até mesmo uma carta endereçada pelo escritor a um amigo (Ramos Paz) em 1869, na qual faz referência ao seu novo lar na Rua dos Andradas”, citou o promotor.

Para Carlos Frederico Saturnino, a vida e obra de Machado de Assis talvez sejam o exemplar mais significativo e atemporal da expressão artística e cultural no Brasil.

“Seu valor como precursor do romance realista, que se dedicou a desvendar a condição humana e as suas nuances psicológicas, é reconhecido mundialmente e o colocam lado a lado com ícones da literatura mundial”, considera.

O promotor afirma ainda que, em qualquer país, “a memória da vida de escritores extraordinários, incluindo sua residência e local de trabalho, é preservada e objeto de visitação”.

Prefeitura

À época do ajuizamento da ação, o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), órgão da prefeitura do Rio, informou à Agência Brasil que o imóvel é de propriedade privada.

“A responsabilidade pela manutenção e conservação é do proprietário, que já foi devidamente notificado e autuado ao longo dos anos para cumprir as exigências estabelecidas”, disse.

Governo Federal se pronuncia sobre horário de verão

0

O Brasil não voltará a adotar o horário de verão em 2025. A informação foi confirmada por meio de nota pelo Ministério de Minas e Energia após rumores sobre o possível retorno da medida, suspensa desde 2019.

De acordo com o governo, o horário de verão “tinha como principal objetivo a redução de consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora”. No entanto, estudos mostraram que o impacto positivo deixou de existir.

Em 2019, foi constatado que a prática não trazia mais os benefícios energéticos esperados. Isso se deve às mudanças nos hábitos da população e ao aumento do uso de aparelhos de refrigeração, como ventiladores e ar-condicionado, durante a tarde.

Segundo o Ministério, a “a máxima de energia havia deixado de ocorrer no período noturno, passando a se concentrar por volta das 15h, o que comprometia a efetividade da política”.

Apesar disso, o governo informou que continuará avaliando periodicamente a viabilidade da medida, levando em conta as condições atuais de consumo e geração de energia no país.

Dois bilhetes idênticos feitos na mesma lotérica, em Santa Maria de Jetibá

0

O concurso 293 da +Milionária, realizado nesse sábado (11/10), finalmente teve vencedor. O último sorteio da loteria mais recente lançada pela Caixa tinha sido em julho do ano passado, no concurso 166, quando uma aposta de Manaus levou R$ 249 milhões.

No sorteio desse sábado, os bilhetes vencedores foram feitos na mesma casa lotérica: Lotérica do Colono, em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo. O município tem população estimada em 45 mil pessoas. Cada bilhete vai embolsar R$ 86,6 milhões. Os bilhetes premiados tinham 8 números + 3 trevos apostados ao custo de R$ 504 cada.

O próximo sorteio da +Milionária, na próxima quarta-feira (15/10), tem prêmio estimado em R$ 10 milhões. 

Veja o resultado da + Milionária 293:

 04 – 21 – 29 – 33 – 39 – 42 | Trevos: 1 – 4

Instituto alerta para chuva forte em cidades do ES; veja previsão do tempo

0

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de perigo potencial para chuvas fortes e ventania em 71 dos 78 municípios do Espírito Santo, a partir desta segunda-feira (13).

Segundo o alerta, o volume de chuva acumulada pode chegar a 50 milímetros e a velocidade dos ventos vai variar entre 40 e 60km/h. Apenas as cidades do extremo Norte do Estado estão fora do alerta, que é válido até a manhã de terça-feira (14).

O Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão, em caso de rajadas de vento.

Também é recomendado que não utilize equipamentos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados.

Veja as cidades em alerta para chuvas fortes no Espírito Santo

  1. Afonso Cláudio
  2. Água Doce do Norte
  3. Águia Branca
  4. Alegre
  5. Alfredo Chaves
  6. Alto Rio Novo
  7. Anchieta
  8. Apiacá
  9. Aracruz
  10. Atílio Vivacqua
  11. Baixo Guandu
  12. Barra de São Francisco
  13. Bom Jesus do Norte
  14. Brejetuba
  15. Cachoeiro de Itapemirim
  16. Cariacica
  17. Castelo
  18. Colatina
  19. Conceição do Castelo
  20. Divino de São Lourenço
  21. Domingos Martins
  22. Dores do Rio Preto
  23. Ecoporanga
  24. Fundão
  25. Governador Lindenberg
  26. Guaçuí
  27. Guarapari
  28. Ibatiba
  29. Ibiraçu
  30. Ibitirama
  31. Iconha
  32. Irupi
  33. Itaguaçu
  34. Itapemirim
  35. Itarana
  36. Iúna
  37. Jaguaré
  38. Jerônimo Monteiro
  39. João Neiva
  40. Laranja da Terra
  41. Linhares
  42. Mantenópolis
  43. Marataízes
  44. Marechal Floriano
  45. Marilândia
  46. Mimoso do Sul
  47. Muniz Freire
  48. Muqui
  49. Nova Venécia
  50. Pancas
  51. Piúma
  52. Presidente Kennedy
  53. Rio Bananal
  54. Rio Novo do Sul
  55. Santa Leopoldina
  56. Santa Maria de Jetibá
  57. Santa Teresa
  58. São Domingos do Norte
  59. São Gabriel da Palha
  60. São José do Calçado
  61. São Mateus
  62. São Roque do Canaã
  63. Serra
  64. Sooretama
  65. Vargem Alta
  66. Venda Nova do Imigrante
  67. Viana
  68. Vila Pavão
  69. Vila Valério
  70. Vila Velha
  71. Vitória
plugins premium WordPress