O ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim e atual secretário de Estado de Turismo, Victor Coelho (PSB), decidiu mudar seus planos eleitorais e será candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. A decisão foi tomada após avaliação política e estratégica, feita em conjunto com o governador Renato Casagrande, com quem mantém forte ligação no partido.
Inicialmente, Victor seria um dos nomes do PSB para a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. Sua nomeação, em fevereiro deste ano, como titular da Secretaria de Turismo (Setur), foi lida internamente como uma forma de dar maior visibilidade a seu nome, já pensando na chapa federal do partido. O próprio Victor reconhecia que o cargo representava uma vitrine política.
No entanto, nas últimas semanas, o ex-prefeito passou a considerar o cenário eleitoral e optou por disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. A mudança, segundo ele, se deu por uma razão objetiva: a viabilidade eleitoral.
“Tenho medido meu tamanho eleitoral e vejo que tenho mais condições de ser eleito como deputado estadual. É importante que eu tenha mandato. Não vou dar um passo maior que a perna”, afirmou à reportagem.
Victor foi prefeito de Cachoeiro por dois mandatos, de 2017 a 2024, e também presidiu a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). Segundo ele, nas duas eleições municipais superou os 50 mil votos. “Se eu conseguir mais da metade disso, já parto com mais de 25 mil votos só em Cachoeiro”, calcula. “Para federal, a conta é diferente. Seria necessário ter pelo menos 50 mil votos em todo o Espírito Santo, e isso não está garantido. Então, vou numa coisa que é mais certa do que o imponderável”, conclui.
Com a saída de Victor da chapa federal, quem assumirá seu lugar será Lorena Vasques Silveira, sua aliada de longa data. Ela foi secretária de Administração e de Obras em seu governo em Cachoeiro e, em 2024, disputou a prefeitura da cidade pelo PSB, com apoio de Victor, mas não obteve sucesso. Atualmente, Lorena ocupa o cargo de subsecretária estadual de Estudos, Negócios, Planejamento e Infraestrutura Turística, na Setur.
Além de substituir Victor na chapa, Lorena ajudará o PSB a cumprir a cota mínima de 30% de candidaturas femininas exigida pela Justiça Eleitoral. A expectativa é de que o partido registre 11 candidaturas para deputado federal no Espírito Santo — sendo ao menos quatro delas de mulheres.
A decisão de Victor Coelho já foi comunicada ao presidente estadual do PSB, Alberto Gavini.