Mais uma vez a cidade de Castelo que ainda não se recuperou da enchente de janeiro desse ano foi acordada pelas sirenes e alertas sonoros da Defesa Civil do Município.


Nas primeiras horas do dia a Defesa Civil informou que devido às fortes chuvas ocorridas durante a noite, que atingiram fortemente as cabeceiras do Rio que corta a cidade, Castelo estava em estado de alerta para possível alagamento. Após isso, deram início aos avisos sonoros pelas ruas da cidade com carros de som e sirenes de alerta.


A Defesa Civil informou ainda, que os riscos não estão restritos apenas a área urbana, pedindo cuidado aos moradores da zona rural onde há perigo iminente de deslizamentos, queda de árvores e deslocamento de pedras.


Em regime de plantão ininterrupto a Defesa Civil disponibiliza um telefone para emergências (28) 3542-0491 e pede para que a população entre em contato apenas em casos de urgência

Notícia Atualizada 17h20

Como já alertado pela Defesa Civil, o Rio Castelo subiu quase cinco metros, e invadiu parte da cidade, principalmente, na região central de Castelo.

Estabelecimentos, casas, e ruas foram tomadas pelas águas. Em alguns pontos, moradores chegaram a ficar presos dentro de suas residências. Ainda segundo o órgão, houve registro de desalojados – situação em que as pessoas precisam deixar suas casas, mas não precisam de abrigo do governo –.

A rodoviária ficou tomada pelas águas do afluente castelense, e o trânsito ficou comprometido. A Defesa Civil ainda não contabilizou prejuízos, nem a quantidade de moradores que estão fora de suas casas por conta das chuvas.