Coronavirus economic impact concept image

Somente 22% da população capixaba se vacinou com as quatro doses contra a covid-19 e está com o esquema vacinal completo no Espírito Santo. 78% dos capixabas ainda não se imunizaram com o segundo reforço. A informação consta na plataforma digital Vacina e Confia ES.

Até o fim da tarde desta quarta-feira (09), 50% da população capixaba havia recebido a primeira dose de reforço (D3) e 75% dos adolescentes entre 12 e 17 anos a D2 ou dose única. 

Entre crianças de 5 a 11 anos esse número é bem menor: apenas 41% estão com as duas doses em dia.

Na tarde desta segunda-feira (7), a secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o primeiro caso da BQ.1, nova subvariante da Ômicron que segundo o médico infectologista Lauro Ferreira Pinto, tem sido responsável pelo aumento de casos nas últimas semanas no Brasil, na Europa, China e Estados Unidos. 

Além disso, a nova cepa apresenta um risco de reinfecção mais elevado que as outras em circulação. “É a última subvariante do Ômicron e ela se caracteriza porque tem mais escape contra as vacinas disponíveis (Pfizer, AstraZeneca, Coronavac)”, explica.

Orientação é para que a população atualize o esquema vacinal em caso de atraso

Apesar da BQ.1 ter um escape maior, de maneira geral, não leva a quadros graves. Porém, autoridades da área de Saúde é médicos estão recomendando que as pessoas com a vacina em atraso atualizem os esquemas.

“A maioria dos casos são leves, com dor de garganta, coriza e tosse. E os casos graves, os casos de hospitalização, 80% a 90% são de pessoas não vacinadas ou sem a dose de reforço. então, o mais importante é colocar o esquema vacinal em dia”, alerta Lauro Ferreira.