Nesta sexta-feira, dia 06, Anchieta recebe a visita do governador do Estado, Renato Casagrande, para autorizar a construção de uma escola e realizar a entrega de armas à Guarda Municipal. O evento irá acontecer às 16h no bairro Alvorada, ao lado da Vila Olímpica, local onde será edificada a unidade escolar.

Na ocasião, a Prefeitura de Anchieta e o Governo do Estado realizam uma solenidade, cuja finalidade será a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da Escola Municipal Irmã Terezinha Godoy de Almeida e do Termo de Cooperação entre Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal para recebimento de armamento.

Sobre a nova Escola

Projeção da nova escola que será edificada.

A Escola Municipal Irmã Terezinha Godoy de Almeida, que hoje funciona no Centro Cultural Anchieta, ganhará sua tão sonhada sede própria. A nova unidade irá atender cerca de 840 alunos do 1º ao 9º ano, com área total de 2.652.98m2.

De acordo com informações da secretaria de Infraestrutura, a escola terá dois pavimentos, quadra poliesportiva coberta com arquibancada, auditório com capacidade para 143 pessoas, e reaproveitamento de água da chuva. O prazo de execução será de 540 dias e a empresa responsável pela obra será a SP Engenharia LTDA. O valor da obra é de R$ 9.812.630,89.

“Iremos executar essa nossa importante demanda com apoio do Estado. A escola Irmã Terezinha Godoy de Almeida necessita de um espaço próprio e condizente para atender seus alunos e professores”, disse o prefeito Fabrício Petri.

Segundo a diretora, Virgínia Corrêa Garcia Jandes, a escola irá completar 21 anos de existência e sempre funcionou no prédio da antiga escola Maria Mattos, mas em 2019 passou a funcionar no Centro Cultural Anchieta.

Armamento para a Guarda

Guarda recebeu capacitação para atuar com armas de fogo.

Durante a visita do governador Renato Casagrande ao município será assinado o Termo de Cooperação entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal de Anchieta. Com isso, a Guarda de Anchieta irá receber armamentos. Entre os equipamentos etsão 100 pistolas .40, 05 espingardas calibre .12 e 04 carabinas CT .40.

Em junho do ano passado foi sancionada pelo prefeito a Lei Municipal 1.545/2022, que permite o porte de arma de fogo para a categoria. O projeto de armar a Guarda Municipal de Anchieta foi elaborado desde 2021 pelo executivo municipal. Ao todo, 80 agentes já foram treinados pela Polícia Federal para atuarem com as novas regras. Recentemente, o município criou uma ouvidoria e também uma corregedoria dentro da Guarda Municipal – consideradas instrumentos indispensáveis para a efetivação do projeto.

De acordo com o gerente de Segurança Pública e Social de Anchieta, Wander Nogueira, aguarda armada é um marco histórico para o município e um avanço para as ações de segurança. “Armar a Guarda vai dar mais legitimidade para o trabalho da instituição, que passará a atuar de forma mais independente”, avaliou.