Uma das promessas mais comentadas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante sua campanha à presidência da República, foi que o preço da picanha ficaria mais acessível. E, assim, neste início de ano, o preço da carne nobre voltou a cair e já acumula uma redução de 10% nos últimos 12 meses.

No entanto, o preço ainda não é o ideal para que mais gente tenha acesso à picanha, já que durante os quatro anos do governo Jair Bolsonaro (PL) a carne teve um aumento de 52%. Dessa forma, como o consumidor perdeu seu poder de compra nos últimos anos, o preço ainda continua elevado.

Cervejinha

Além disso, durante sua campanha, o atual mandatário também falou da cervejinha. Contudo, após ter tido alta de 0,88% em dezembro de 2022, em janeiro, ficou 1,74% mais cara. Dessa forma, nos últimos 12 meses, o preço da “gelada” teve uma alta de 10,50%. À vista disso, as informações são da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que divulga toda semana os preços em São Paulo.

Churrasco garantido

Todavia, além da picanha, outros itens que compõem o churrasco, recentemente, também tiveram queda no preço, como costela bovina, contra-filé e linguiça. Entretanto, os complementos do churrasquinho ainda estão pensando no bolso, como o pão francês que acumula 18% de alta em 12 meses.