Estimativa foi apresentada nesta segunda-feira (24), durante lançamento de anuário no Palácio Anchieta, em Vitória

O setor de petróleo e gás natural no Espírito Santo deve receber R$ 8,8 bilhões em investimentos até 2027. A expectativa foi apresentada durante lançamento da 6ª edição do Anuário da Indústria de Petróleo e Gás no Estado, na tarde desta segunda-feira (24), no Palácio Anchieta, em Vitória. 

A estimativa tem como base um estudo feito pelo Observatório da Indústria em conjunto com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

“Em um futuro de reversão desse cenário de queda que a gente vem vivendo, fechamos, mais uma vez, o Anuário da Indústria do Petróleo com as oportunidades mapeadas para o Espírito Santo. Hoje, entre os muitos produtos que o Observatório da Indústria tem está a ‘bússola do investimento’, que mapeia os investimentos para o Estado inteiro, e, neste setor, o que temos mapeado são R$ 8,8 bilhões nos próximos anos”, disse  Marília Gabriela da Silva, gerente executiva do Observatório da Indústria.

Já a presidente da Findes, Cris Samorini, ressaltou que as projeções apresentadas durante o lançamento do Anuário da Indústria do Petróleo mostram, segundo ela, o quanto a cadeia produtiva de petróleo e gás ainda é importante para o desenvolvimento do Estado.

“Apesar de termos alguns números que recuaram ao longo dos últimos anos, temos uma enorme projeção de crescimento em algo que a gente sabe representa um número substancial para o Estado como um todo. Isso nos coloca em destaque nacional, além de gerar novas oportunidades para atrair novas empresas e indústrias”, frisou.

Quem também repercutiu as projeções para o mercado de petróleo e gás no Estado visando aos próximos anos foi o governador Renato Casagrande (PSB), que esteve presente na cerimônia de lançamento do anuário.

“O setor de petróleo e gás natural é de fundamental importância para o nosso Estado, representando 20% da nossa economia. Temos investimentos públicos e privados que vão ajudar no desenvolvimento das regiões, como o recém-inaugurado gasoduto Linhares, da ES Gás, que fez a interligação da rede de distribuição urbana do município à estrutura de transporte de gás, e o gasoduto ligando São Mateus até próximo de uma indústria de caminhões, mais ao norte do município”, disse Casagrande. 

“Esses são alguns exemplos de ações que estamos acompanhando, entregando e planejando para que o setor possa gerar mais emprego e renda para os capixabas, além de abrir mais oportunidades para nossas empresas”, prosseguiu o mandatário.