A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro abriu inscrições para o II Festival Literário de Poesia Newton Braga, que tem como objetivo celebrar os 112 anos do nascimento do escritor, reconhecido poeta e patrono da Academia Cachoeirense de Letras (ACL).

Podem participar autores maiores de 18 anos, residentes em todo o território nacional, sejam eles estreantes ou com obras publicadas.

Os interessados devem realizar as inscrições até 30 de julho, através do e-mail festivalpoesianewtonbraga@gmail.com. O edital (006/2023) completo e seus anexos estão disponíveis no site www.cachoeiro.es.gov.br/editais.

Com o tema “Cidade do Interior”, o festival busca valorizar a figura do poeta Newton Braga (1911-1962) e reconhecer talentos poéticos, promovendo a produção literária contemporânea. Os participantes deverão enviar obras inéditas, escritas em língua portuguesa, no gênero poesia.

A comissão julgadora será composta por membros da ACL e da Semcult. Os trabalhos serão avaliados levando em consideração critérios como o uso de recursos de linguagem, adequação ao tema, originalidade, criatividade e excelência na língua portuguesa.

Os 20 primeiros colocados receberão certificados da ACL e terão suas obras publicadas em uma edição especial dos 112 anos de Newton Braga. Além disso, a premiação total do festival será de R$ 1.000,00, distribuídos entre o primeiro, segundo e terceiro colocados.